O console está morrendo""

Quem afirma é um dos maiores criadores da história dos games, Hideo Kojima, pai da série Metal Gear Solid

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Foto: Reuters 

Hideo Kojima, um dos criadores mais famosos no mundo dos games, vê o futuro do entretenimento digital fora da caixa –de qualquer caixa.

PUBLICIDADE

Kojima, cuja série “Metal Gear Solid” vendeu mais de 27 milhões de cópias, afirma que o futuro do videogame está nas redes que libertarão os jogadores dos consoles, iguais aos fabricados pela sua parceira Sony.

“No futuro próximo, teremos jogos que não dependerão de qualquer plataforma”, disse Kojima em conferência para anunciar o mais recente capítulo da saga que começou em 1987.

“Os jogadores devem ser capazes de levar sua experiência de jogo quando viajarem –onde quer que estejam e onde quiserem jogar. Deve ser o mesmo software e a mesma jogabilidade”, explicou.

Kojima detalhou, no evento em Tóquio, os planos para o lançamento em abril de “Metal Gear Solid: Peace Walker”, um jogo que ele desenvolveu e dirigiu a ser lançado pela Konami Corp para o portátil PSP.

A previsão de um futuro sem consoles para uma figura tida como uma máquina criativa e dínamo comercial pareceram ter mexido com um executivo da Sony no evento.

“É uma previsão arrojada”, disse o presidente da Sony Computer Entertainment Japan Hiroshi Kawano a repórteres, com um sorriso nervoso. “Esperamos que ele continue a desenvolver para plataformas, mas respeitamos imensamente sua percepção de tomar desafios”.

Publicidade

“Metal Gear Solid: Peace Walker” chega às prateleiras japonesas no fim de abril e na Europa e Estados Unidos em junho.

Kojima, 46, é conhecido por esmiuçar temas pacifistas em uma série de games de combate e tramas elaboradas que geralmente refletem os perigos da tecnologia.

O mais novo título apresenta o protagonista mercenário da Metal Gear, Snake, juntamente com um grupo de soldados para salvar a Costa Rica da invasão de um exército misterioso em 1974.

Kojima disse que os jogadores são recompensados por cooperar e encorajar o choque e a captura –e não matar– soldados inimigos que encontrarem para colocá-los para trabalhar.

PUBLICIDADE

“Esse é um jogo que desenvolve habilidades de administração”, disse Kojima. “Você pode até demitir funcionários, algo que você realmente não pode fazer na vida real. No jogo, eu não conseguia parar de fazer isso”.

Kojima disse esperar criar filmes assim como games. Da mesma forma que as recentes produções de Hollywood, seu jogo mais recente vem com produtos que geram receita adicional, incluindo AXE e Doritos.

Kojima disse esperar que o lançamento do novo jogo para o PSP da Sony dê um senso de desenvolvimento à sua equipe de como trabalhar em portáteis, no que seria uma preparação para suas versão de jogos sob demanda na Internet.

Publicidade

“Olhei essa parte como uma experiência visando o futuro”, acrescentou.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.