PUBLICIDADE

O Twitter não é rede social""

Rede é para envio e consumo de noticias, diz vice-presidente de negócios do serviço de microblogging

Por Carla Peralva
Atualização:

Durante o Nokia World 2010, nessa terça-feira, 14, Kevin Thau, vice-presidente de negócios e de desenvolvimento corporativo do Twitter, anunciou que a a rede de microblogging mais popular do mundo não é uma rede social. “O Twitter é para notícias. O Twitter é para conteúdo. O Twitter é para informação”, disse.

PUBLICIDADE

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

Para os muitos analistas de tecnologia que já insistiam que o principal foco do Twitter não é seu aspecto social, mas sim seu sistema de distribuição de notícias, isso não foi nenhuma revelação. O importante da declaração é o fato de o Twitter ter  assumido publicamente que a percepção das pessoas sobre o serviço mudou, assim como seus padrões de uso.

O Twitter está mudando a natureza das notícias atualmente, segundo Thau. Os jornalistas enviam suas produções pelo site e alguns estão até publicando notícias diretamente por ele. Ele também permite que cada usuário se torne um jornalista, no sentido de eles poderem publicar por si só acontecimentos que acabaram de ocorrer. “Um cara que vê um avião pousar no Rio Hudson bem na frente dele não pensa em mandar um e-mail. Ele twitta.”, diz Thau.

O vice-presidente também quis deixar claro que está tudo bem se um usuário não acredita ser interessante o suficiente para ter uma conta própria no Twitter. “Não se desculpe por não twittar – só vá até o site e consuma conteúdo”, afirmou. Na verdade, muitas pessoas já fazem só isso – o Twitter é o nono site mais acessado da internet segundo dados da Alexa.

Thau afirmou que além das notícias da hora, o Twitter é também uma rede para se discutir política, assuntos do mundo, entretenimento, esportes, humor e outros temas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.