PUBLICIDADE

Organizações criam o mais preciso mapa da superfície terrestre em 3D

O produto, batizado de AW3DTM, utiliza cerca três milhões de imagens tomadas por um satélite para formar os mapas em três dimensões

Por Agências
Atualização:

EFE

PUBLICIDADE

Duas entidades japonesas terminaram de gerar o mapa em três dimensões mais preciso até o momento da superfície terrestre, uma tecnologia pensada para o desenvolvimento de infraestruturas e a prevenção de desastres.

Leia também:Google quer usar tecnologia para evitar ameaças como mudança climática Google Maps passa a exibir localização de ônibus em tempo real no Rio

As duas organizações, a empresa de tecnologias da informação NTT DATA e o Centro de Tecnologia de Detecção Remota do Japão (RESTEC), anunciaram nesta terça-feira, 26, que completou a cobertura deste serviço de cartografia 3D, que agora cobre inclusive a Antártida.

O produto, batizado AW3DTM e lançado em 2014 para áreas limitadas da Ásia, emprega o modelo de elevação digital (DEM) com uma resolução de cinco metros que utiliza cerca três milhões de imagens tomadas pelo satélite ALOS da Agência Aeroespacial do Japão (JAXA).

Esta tecnologia representa uma grande melhora a respeito de mapas do globo em 3D — que até agora ofereciam resoluções de entre 90 e 30 metros — e está disponível como serviço sob demanda para qualquer indivíduo ou organização que requeira dados cartográficos de áreas geográficas a escolher.

Entre os serviços que são ofertados sob demanda, e foram incluídas também recriações em formato de mapa vetorial de edifícios e estruturas em 3D com resoluções de entre 2 e 0,5 metros que permitem realizar diferentes tipos de simulações.

Publicidade

As aplicações do AW3DTM vão desde o desenvolvimento de projetos de construção e infraestrutura ou estudos de logística e de exploração de recursos até a identificação de zonas de risco potencial em caso de desastres naturais como inundações e deslizamentos de terra. /EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.