PUBLICIDADE

Pensadores discutem dez anos de cibercultura

Está rolando em Santos, no litoral paulista, o Cibercultura 10+10, debate estrelado em comemoração aos dez anos da tradução do livro Cibercultura, de Pierre Lèvy, no Brasil. Para discutir os dez anos que passaram e os dez que estão por vir, estão aqui o próprio Pierre Lèvy e alguns dos maiores pensadores de cultura digital do País: Gilberto Gil, André Lemos, da UFBA, Sérgio Amadeu, da Cásper Líbero, Laymert dos Santos, da Unicamp, e Alfredo Manevy, do ministério da Cultura.

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

Nessa primeira mesa, Lèvy falou sobre o contexto dos anos 90, na França. Cibercultura, na época, não foi bem recebido pela comunidade acadêmica francesa – provavelmente assustada pelas enormes possibilidades assinaladas por Lèvy.

PUBLICIDADE

“A cibercultura é uma nova fase da evolução da humanidade, com novas formas políticas, culturais, novos costumes”, disse aqui o filósofo, que hoje é radicado no Canadá. Em um debate cheio de provocações, os pensadores discutiram aspectos legais, sociais e culturais da sociedade que foi pensada por Pierre Lèvy há dez anos.

O debate continua nesta tarde – e promete continuar quente. Daqui em diante, os pensadores discutirão como serão os próximos dez anos na era da cibercultura. Você pode acompanhar tudo ao vivo neste link, ou pelo nosso Twitter, através da hashtag #10mais10.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.