PUBLICIDADE

Rede participativa

Quem está no Quora elogia a possibilidade de encontrar respostas de especialistas, mas site ainda está apenas em inglês

Foto do author Anna Carolina Papp
Por Anna Carolina Papp
Atualização:

Quem está no Quora elogia a possibilidade de encontrar respostas de especialistas, mas site ainda está apenas em inglês

PUBLICIDADE

SÃO PAULO – É difícil encontrar uma resposta curta no Quora. A maior parte delas é longa, organizada e com referências e exemplos, seja qual for o tema. Por isso, tanto ler quanto escrever no Quora leva um certo tempo, mas isso não incomoda os usuários.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter, no Facebook, no Google+ no Tumblr e no Instagram

“Passo mais tempo no Quora do que em qualquer outra plataforma de mídia social”, diz Simon Olson, diretor de negócios do Google Brasil e usuário ativo no site. Olson diz que checa o Quora ao menos cinco vezes por dia e conheceu site antes de ele ser aberto ao público, através de um investidor. “Mandei um e-mail pedindo convite e me deixaram entrar”, conta.

O executivo já usava o site para falar sobre startups no Brasil, e agora, com a nova ferramenta, abriu um blog que leva o nome do País. Olson exalta o fato de o Quora ser um repositório de boas histórias e de mostrar respostas inteligentes para perguntas aparentemente malucas. Para ele, o perfil variado de usuários é o que torna o site interessante: “Não é preciso ser um bilionário da internet ou um professor de física. Todo mundo tem conhecimento útil para compartilhar”, diz.

SAP. O Quora afirma no próprio site que o conteúdo compartilhado deve estar preferencialmente em inglês. No entanto, Mark Bodnik, diretor de marketing de produto da empresa, diz que isso tende a mudar. “Grande parte do conhecimento do mundo não está em inglês, então creio que você nos verá expandir as linguagens no futuro.”

Apesar de haver poucas perguntas em português no Quora, o Brasil é um tema recorrente na rede social, principalmente nas discussões sobre startups e novos negócios.

Publicidade

O carioca Roberto de Brito Nunes, usuário ativo da plataforma, conta que, por trabalhar na área, muitas vezes é procurado por investidores e empresários estrangeiros. “ Já respondi sobre a diferença de cultura no mundo dos negócios, impostos e coisas assim. Há muito medo da nossa burocracia”, conta. “Mas há muita curiosidade sobre o País.”

OPINIÕES DE QUALIDADE

Para Wales, a comunidade filtra as melhores respostas

Login | Jimmy Wales, criador da Wikipédia e usuário do Quora

O fundador da Wikipédia, Jimmy Wales, adotou o Quora com tanto ânimo que uma pessoa chegou até a publicar a pergunta “Por que Jimmy Wales responde perguntas no Quora o tempo todo?”. Ele falou ao Link sobre o site.

 Foto:

Quando e como você começou a usar o Quora? Conheci os fundadores antes de lançarem o site e os achei inteligentes e com muitas boas ideias a respeito do futuro dos serviços de perguntas e respostas na internet. Hoje sou investidor e conselheiro da empresa.

O que faz o Quora diferente de outros sites similares? O site é absurdamente melhor para abrigar respostas de qualidade. Respostas ruins recebem votos negativos e ficam escondidas. A comunidade tem controle suficiente para garantir que os melhores fiquem em evidência.

Publicidade

Quais são os tópicos que mais lhe interessam no Quora? Gosto de ler e responder sobre o meu trabalho, mas também sobre barcos – este último pode parecer aleatório, mas eu realmente gosto!

É possível fazer com que o site cresça, se diversifique e mantenha sua qualidade? Sim. Acredito que o Quora vai crescer de forma significativa. Acredito que, para eles, é muito mais importante manter uma comunidade qualificada do que buscar o crescimento mais rápido possível.

 (Clique na imagem para ampliá-la)

—-Leia mais:• Como o Quora pode se tornar a maior fonte de informação da internet?• Link no papel – 11/02/2013 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.