Sistema transforma TV comum em 3D

Na Coreia do Sul, sistema faz tela se tornar 3D sem a necessidade de óculos especiais

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

Na Coreia do Sul, sistema faz tela se tornar 3D sem a necessidade de óculos especiais

PUBLICIDADE

SEUL – Pesquisadores sul-coreanos criaram um sistema que permite transformar um televisor plano normal em uma tela 3D que não necessita de óculos, graças a um conjunto de prismas que projeta imagens estereoscópicas, informou a agência local “Yonhap”.

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no FacebooK

A equipe de cientistas da Universidade de Seul utilizou uma técnica conhecida como prisma de Lucius, que através de dois planos diferentes projeta uma imagem para cada olho e permite recriar a sensação de profundidade para o espectador.

“A imagem mostrada através do filme, que pode ser colocado facilmente em qualquer tela de cristal líquido ou OLED, oferece o mesmo nível de clareza que quando o espectador usa óculos 3D”, assegurou Char Kook-heon, líder da equipe de pesquisadores da escola de química e engenharia biológica.

O professor indicou ainda que devido às características de sua criação os espectadores podem apreciar imagens 3D de qualidade dentro de um ângulo mais amplo com relação à tela que com o uso de óculos tridimensionais.

Os pesquisadores reconhecem, porém, que esta nova técnica não reduz a sensação de enjoo para algumas pessoas, já que para poder ver a imagem em três dimensões em uma tela plana é necessário que cada um dos olhos receba uma imagem diferente para que sejam reinterpretadas pelo cérebro.

Publicidade

Os pesquisadores indicaram que foram necessários 18 meses de trabalho e testes para chegar a este produto, mas que, uma vez obtido, os fabricantes de televisores podem produzi-lo em série quase imediatamente.

Atualmente, o mercado de televisores 3D tenta aumentar suas vendas, apesar de muitos consumidores se mostrarem reticentes quanto ao uso de óculos, pelo que fabricantes japoneses e sul-coreanos trabalham para desenvolver telas que mostrem o mesmo efeito mas com o olho nu.

/ EFE

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.