Sony aposenta seu portátil PSP

Após dez anos nas mãos de gamers, primeiro console portátil da Sony deixará de ser fabricado; empresa espera centralizar consumidores no PS Vita, de 2011

PUBLICIDADE

Por Murilo Roncolato
Atualização:
 

SÃO PAULO – Após 10 anos no mercado, o portátil da Sony deve deixar as prateleiras por uma decisão da empresa em descontinuar o modelo, dedicando somente ao seu sucessor, o PlayStation Vita. A companhia abseada em Tóquio afirmou que o envio de lotes aos Estados Unidos com o PSP se encerraram em janeiro, e devem chegar ao fim no Japão em junho, e na Europa até o fim do ano.

 

PUBLICIDADE

Aos jogadores de do PlayStation Portable no Japão, a empresa promete oferecer descontos na compra de um PS Vita e jogos do console portátil mais recente da marca. Não há informações, no entanto, sobre se o agrado valeria também para usuários de outros países.

Lançado em dezembro de 2014 na esteira do rival Nintendo DS, o PSP chegou a vender 76 milhões de unidades até 2012. O PlayStation Vita, lançado em 2011, teria vendido 8,3 milhões, segundo o VGChartz. Seu rival direto, o Nintendo 3DS, é o líder absoluto dos portáteis bem como dos consoles tradicionais das últimas gerações (sendo dono de 84,4% do mercado), com 44,7 milhões de unidades vendidas desde seu lançamento, também em 2011.

A Sony publicou relatório em 2013 informando sobre perdas da ordem de US$ 1,3 bilhão no último ano. As perspectivas da empresa para 2014 não melhoram, já que esperam mais um ano no vermelho.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.