Sony oferece descontos após ataque hacker

Um jovem de 22 anos foi preso na Inglaterra acusado de ter envolvimento no ataque que derrubou as redes de videogame

PUBLICIDADE

Por Murilo Roncolato
Atualização:
 

SÃO PAULO – A Sony formalmente pediu desculpas a usuários da sua plataforma de videogame que teve sua rede PlayStation Network (PSN) invadida por um ataque hacker no Natal. Um grupo intitulado Lizard Squad assumiu a autoria do ataque que deixou o serviço offline.

PUBLICIDADE

A rede PSN, que conta com cerca de 110 milhões de usuários no mundo todo, não ficou estável até o dia 28 de dezembro. A rede Xbox Live, da Microsoft, também sofreu ataque na época, mas voltou ao ar no mesmo dia.

Como parte do pedido de desculpas, a empresa disse que oferecerá “em algum momento neste mês” um desconto por tempo limitado de 10% em compras na PlayStation Store a todos os membros da rede “para demonstrar nosso agradecimento por sua paciência”.

Não foi a primeira vez que a rede PSN foi alvo de hackers. Em abril de 2011, um grupo hacker invadiu a rede e passou a vender uma lista com dados de cartões de crédito de seus usuários na web por US$ 100 mil. Na época, o presidente da empresa veio a público pedir desculpas. Em maio, novos sites foram atacados e a empresa já contabilizava os prejuízos em US$ 3,2 bilhões.

Neste ano, após o anúncio do filme A Entrevista, que conta a história de dois jornalistas recrutrados pela CIA para matar o líder norte-coreano Kim Jong-un, a empresa passou a ser atacada novamente por hackers. O sistema da companhia ficou fora do ar por dias e cinco filmes foram vazados.

 

Preso

Um suposto responsável pelos ataques de negação de serviço (DDoS) que derrubaram as redes Xbox Live e PlayStation Network no Natal foi preso nesta semana na Inglaterra.

Publicidade

Vinnie Omari, de 22 anos, seria membro do coletivo Lizard Squad. O jovem foi preso durante uma investigação de roubos ligados ao serviços de pagamentos móveis PayPal, mas o mandado de busca dizia que a Polícia vasculharia seus celulares, computadores e contas de e-mails “devido a relação com ataque hacker à PSN e Xbox Live”.

Vinnie Omari chegou a dar entrevistas ao canal Sky News como um “analista de segurança” ligado à comunidade para comentar os ataques às redes. Na ocasião, ele disse esperar que outros hackers se juntariam aos autores do crime para mais ofensivas.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.