PUBLICIDADE

Telefônica quer acordo com provedores de conteúdo

Sites do Google poderiam ser cobrados pelos provedores de banda larga, como a Telefónica

Por Agências
Atualização:
 

A Telefônica quer um acordo com provedores de conteúdo para compartilhamento dos custos de transmissão de dados por suas redes de telecomunicações, afirmou o presidente do conselho da operadora espanhola, Cesar Alierta, nesta terça-feira, 15.

PUBLICIDADE

—- • Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

“Estamos conversando com todo mundo. As negociações estão ganhando força… e nós estamos confiantes que alcançaremos algum tipo de acordo este ano”, disse Alierta a jornalistas durante o Mobile World Congress, em Barcelona.

Na segunda-feira, 14, o presidente-executivo da Telecom Italia afirmou em entrevista ao Financial Times que não deveria haver “almoço grátis” para os provedores de conteúdo.

Companhias como Google deveriam ser cobradas por terem suas informações transmitidas pelas redes de telecomunicações, afirmou Franco Bernabe.

Alierta citou estimativas de analistas que afirmam que as operadoras europeias de telecomunicações têm pela frente investimentos de 240 bilhões de euros nos próximos anos, com a maior parte sendo dedicada para ampliação de redes de fibra óptica e de redes de telefonia móvel.

“Precisamos de novos modelos de negócios, onde a cooperação entre diferentes atores da indústria é essencial, bem como melhoria das relações com os provedores de conteúdo, para garantirmos o crescimento e sustentabilidade do ecossistema global da internet”, afirmou o presidente da Telefónica.

Publicidade

/ REUTERS

+ Mobile World Congress 2011

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.