'Tom e Jerry' é rotulado como racista em serviço de streaming da Amazon

Amazon Prime Instant Video inclui advertência sobre 'preconceito racial' ao desenho do gato e do rato

PUBLICIDADE

Por Bruno Capelas
Atualização:
 Foto: Estadão

SÃO PAULO – O desenho animado Tom e Jerry, criado em 1940 e produzido até 1957, recebeu uma advertência de “preconceito racial no Amazon Prime Instant Video, serviço de streaming da Amazon disponível nos EUA.

 Foto:

PUBLICIDADE

Em aviso aos assinantes, a plataforma diz que o programa pode “reproduzir preconceitos étnicos e raciais que foram comuns na sociedade americana”. Vale lembrar que, nos anos 1940, a segregação racial acontecia em diversos estados americanos, mostrada na animação em personagens como a empregada negra Mammy Two Shoes.

Para seus assinantes, a Amazon avisa ainda que “os conceitos eram errados na época da produção de Tom e Jerry, assim como estão errados hoje”.

Além da questão racial, Tom e Jerry já passou por cortes nas últimas décadas por questões polêmicas como o uso de cigarros pelos personagens, violência e a maneira como as mulheres são representadas. O canal infantil Boomerang, por exemplo, editou um episódio em que Tom ensinava uma personagem a enrolar e fumar um cigarro, enquanto o Cartoon Network retirou do ar um episódio graças à violência praticada pelos personagens.

Os cortes, porém, provocam protestos dos fãs, que pedem para que as empresas respeitem a criação original e mostrem os episódios de Tom e Jerry como forem concebidos em sua época.

 Foto:
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.