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TV paga perdeu 35.260 assinaturas em maio

Queda foi influenciada principalmente por causa da revisão de dados da Sky, que havia inflado números anteriores

Por Redação Link
Atualização:

Queda foi influenciada principalmente por causa da revisão de dados da Sky, que havia inflado números anteriores

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Eduardo RodriguesAyr Aliski

BRASÍLIA – O número de usuários de TV por assinatura no Brasil caiu 0,21% em maio deste ano, com uma redução líquida de 35.260 clientes em relação a abril, e fechou o mês com 16.934.416 assinantes. Ao final de abril, eram 16.969.676 assinaturas. Os dados, que contrariam a tendência de expansão que vinha sendo observada no setor ao longo dos últimos anos, foram divulgados há pouco pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

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Sem maiores detalhes, o órgão regulador informou que a queda foi influenciada principalmente pelo saldo negativo de 130,45 mil assinaturas do Grupo Sky no mês. Na semana passada, a DirecTV — que controla o grupo – divulgou que uma investigação interna apontou que a Sky Brasil teria inflado sua base de assinantes em cerca de 200 mil clientes devido a práticas irregulares promovidas por alguns funcionários.

Com isso, a modalidade de TV via satélite perdeu 0,38% de seus clientes, mas continuou líder no mercado, com 61,9% de participação. Já a TV a cabo registrou o acréscimo de 18,7 mil novas assinaturas e chegou a 37,8% do conjunto de usuários do serviço.

Somente as regiões Centro-Oeste e Sul mantiveram o índice de crescimento em maio. Ainda assim, a região Sudeste ainda lidera esse indicador, com a presença desses serviços em 39,3% dos domicílios (10,439 milhões).O Estado de São Paulo, sozinho, agrega 6,463 milhões de assinaturas (mais de 38% do total).

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Considerando o número médio de 3,2 pessoas por domicílio, conforme critério do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os serviços de TV por assinatura são distribuídos, atualmente, para cerca de 54,2 milhões de brasileiros e estão presentes em 27,9% das residências.

/ AGÊNCIA ESTADO

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