Twitter estuda criar assinatura após 11 anos com serviço gratuito
Empresa pode cobrar de usuários que acessam a rede pelo Tweetdeck, ferramenta voltada para profissionais de mídias sociais
Por Agências
Atualização:
O Twitter está considerando a criação de uma versão paga de sua rede social voltada a profissionais, anunciou a companhia nesta quinta-feira, 23, elevando a possibilidade de que a empresa poderá cobrar assinatura de alguns usuários pela primeira vez. Segundo a empresa, a ideia é cobrar uma taxa mensal dos usuários do Tweetdeck, plataforma voltada a profissionais e que permite agendamento de tuítes, por exemplo.
PUBLICIDADE
Como a maior parte das companhias de mídia social, o Twitter se concentra desde sua fundação, há 11 anos, em reter uma grande base de usuários para um serviço gratuito financiado por publicidade. No mês passado a empresa divulgou que tinha 319 milhões de usuários no mundo.
Mas diferentemente do Facebook, o Twitter não tem conseguido atrair receita publicitária suficiente para ter lucro, mesmo com toda a popularidade que recebe do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de outras celebridades que utilizam a rede social.
O Twitter está conduzindo uma pesquisa "para saber o interesse em uma nova versão mais avançada do Tweetdeck", que é uma ferramenta que ajuda os usuários a navegar pela rede social, disse a porta-voz Brielle Villablanca, nesta quinta-feira.
"Regularmente conduzimos pesquisa com usuários para termos informações sobre a experiência deles no Twitter e para basearmos melhor nossas decisões de investimento de produto. Estamos explorando várias formas de tornar o Tweetdeck mais valioso para profissionais."
Não há indicação de que o Twitter esteja considerando cobrar tarifas de todos os seus usuários.
A informação sobre a pesquisa do Twitter foi publicada mais cedo na própria rede social. Jornalistas publicaram imagens de telas que mostram como a versão premium do Tweetdeck poderia se parecer.
Publicidade
A versão poderia incluir "ferramentas mais poderosas para ajudar anunciantes, jornalistas, profissionais e outros usuários em nossa comunidade a encontrar o que está acontecendo no mundo de maneira mais rápida", mostra uma das telas publicada na conta @andrewtavani.
Os 14 fatos mais importantes da história do Twitter
1 / 13Os 14 fatos mais importantes da história do Twitter
Primeiro tweet
Em 21 de março de 2006, o atual presidente-executivo do Twitter, Jack Dorsey, publicou a primeira mensagem por meio do serviço. O Twitter foi criado p... Foto: ReproduçãoMais
Prêmio na SXSW
O ponto de inflexão para a popularidade do Twitter aconteceuem março de 2007, durante South by Southwest (SXSW), um dos principais festivais de econom... Foto: DivulgaçãoMais
Hashtag
Em agosto de 2007, o marcador (#), conhecido como hashtag, estreouna rede social. A ideia foi propostapelo usuário Chris Messina, que sugeriu o uso do... Foto: ReproduçãoMais
Tweets promovidos
Ao longo de 2010, o Twitter lançou uma série de recursos para monetizar a plataforma. Eles permitem aos anunciantes promover um tuíte, um assunto ou u... Foto: DivulgaçãoMais
TweetDeck
O agregador de mídias sociais TweetDeck, que auxilia a gerenciar e publicar tuítes e mensagens em outras redes sociais, foi adquirido pelo Twitter em ... Foto: Tetue/FlickrMais
100 milhões de usuários
O Twitter chegou a 100 milhões de usuários ativos por mês no mundo inteiro em setembro de 2011. Foto: Reuters
Vine
O serviço de compartilhamento de vídeos curtos de até 6 segundosVine foi criado em junho de 2012. A startup foi comprada peloTwitter em outubro do mes... Foto: NYTMais
200 milhões de usuários
Após pouco mais de um ano, a rede social dobrou o número de usuário ativos por mês no mundo, chegando a 200 milhões em dezembro de 2012. Foto: Reuters
Abertura de capital
No dia 7 de novembro de 2013, o Twitter abriu capital na Bolsa de Nova York. Durante o pregão, o valor da ação passou de US$ 26 para US$ 44,90, o que ... Foto: ReutersMais
Emojis
Emojis de vassoura, saleiro e cupcake podem integrar a lista de emojis. Foto: Reprodução
Periscope
A rede social lançou em março de 2015 o aplicativo Periscope, que permite a transmissão de vídeos ao vivo através de dispostivos móveis. Junto com o V... Foto: DivulgaçãoMais
320 milhões de usuários
A rede social começou a apresentar crescimento do número de usuários mais lento do que o esperado, o que derrubou as ações da empresa. Desde outrubro ... Foto: ReutersMais
Moments
A rede social não é tão intuitiva para novos usuários, o que tem impedido seu crescimento. Para atrair uma nova audiência, em outubro de 2015, o Twitt... Foto: DivulgaçãoMais