PUBLICIDADE

Um site colaborativo para ajudar o Haiti

O projeto já existia há alguns anos. Mas foi mesmo o terremoto e a tragédia humanitária no Haiti o que fez com que a idéia dos jornalistas Aloisio Milani, Rodrigo Savazoni e André Deak saísse do papel: o Haiti.org.br, um portal colaborativo com informações relevantes a curto e longo prazo sobre aquele país.

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

Haiti.org.br está sendo abastecido com notícias e informações de vários lugares do mundo. “Nosso objetivo é construir um conteúdo independente”, diz Milani, que já foi quatro vezes à Porto Príncipe. Por acompanhar as notícias sobre o Haiti desde 2004, Milani conta que conseguiu uma boa rede de informações com ativistas, haitianos, políticos, diplomatas e militares (muitas dessas pessoas, segundo ele, estão infelizmente na lista de desaparecidos).

PUBLICIDADE

Outra parte do conteúdo pode vir dos próprios internautas, convidados a colaborar. “Acho que a rede também vai ter uma função fiscalizadora importante, diz o jornalista.

“Queremos colaborar com a organização de informações, queremos produzir materiais que expliquem como ajudar, e também pretendemos usar a rede e as mídias sociais para mobilizações”, explica Rodrigo Savazoni. “Mas, principalmente, queremos com esse projeto chamar atenção para vários aspectos sobre a crise haitiana que estão submersos”, diz ele, lembrando que o interesse dos cidadãos sobre o Haiti vai passar, mas “o país cotinuará a viver uma tragédia”.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.