Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
formulário de busca

Venda de música digital para de crescer

O mercado de músicas digitais dos EUA, o maior do mundo, manteve-se estável que rivaliza com alta de 13% do mesmo período em 2009.

27/09/2010 | 13h40

  •      

 Por Agências - Agências

A rápida ascensão das vendas de música digital se estagnou nos Estados Unidos, o maior e mais importante mercado mundial, e o primeiro semestre de 2010 não registrou alta com relação ao mesmo período um ano antes.

De acordo com o grupo de pesquisa de mercado Nielsen, as vendas digitais se mantiveram imóveis no mercado dos EUA, depois de alta de 13 por cento em 2009 ante 2008 e de 28 por cento em 2008 ante 2007.

—-

• Siga o ‘Link’ no Twitter e no Facebook

Grandes empresas do setor de música, como a Universal Music, do grupo Vivendi, depositavam suas esperanças na alta das vendas legais de música digital, a fim de combater a pirataria online e o colapso nas vendas de CDs.

Jean Littolff, diretor executivo da Nielsen Music, disse à Reuters que as vendas estáveis nos EUA podem se dever a uma queda na confiança dos consumidores, à falta de atrativos dos novos lançamentos musicais e à confusão quanto às muitas maneiras diferentes pelas quais as pessoas podem adquirir música online.

“Creio que atingimos um ponto de estabilidade e isso não significa que haverá queda substancial no consumo de música digital”, explicou. “É um ponto de estabilidade, mas ainda não de saturação”.

O mercado de música digital vem sendo dominado primordialmente por sites que vendem faixas individuais ou álbuns, como o iTunes da Apple, e a Nielsen afirma que os serviços por assinatura, nos quais os consumidores pagam por acesso a música sem baixá-la, ainda estão enfrentando dificuldades para causar impacto no mercado de massa.

Os sites de streaming audiovisual como o YouTube continuam altamente populares, enquanto os serviços de música para celulares vêm ganhando mais ímpeto.

De acordo com as pesquisas da Nielsen, as vendas de música digital subiram 7 por cento no Reino Unido, 13 por cento na Alemanha e 19 por cento na França.

/ REUTERS

    Tags:

  • mercado
  • música digital
  • Nielsen

Mais lidas

  • 1. Computação quântica: Física abre espaço para nova era
  • 2. 25 youtubers brasileiras para conhecer e acompanhar
  • 3. Os 20 maiores canais brasileiros no YouTube
  • 4. Os melhores comentários de Francisco José Espínola
  • 5. O gigante despertou: a reinvenção do Goldman Sachs
  • Portal do Assinante
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2018|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Google
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente