PUBLICIDADE

WhatsApp fica fora do ar em diversos países do mundo; queda gera memes na web

No Brasil, usuários não sentiram tanto a falta de sinal porque o serviço começou a ser reestabelecido por volta das 7 horas desta sexta-feira

Foto do author Renata Okumura
Por Renata Okumura
Atualização:

SÃO PAULO - Usuários da Ásia, Europa e Estados Unidos relataram dificuldades para acessar o WhatsApp, nesta sexta-feira, 3. A falha técnica, que durou pouco mais de uma hora, também atingiu o Brasil, porém, como o serviço foi reestabelecido por volta das 7h15, muitos nem perceberam, em razão do horário.

Veículos internacionais informaram que o site Down Detector, onde os usuários relatam o mau funcionamento do serviço, recebeu diversas queixas de usuários. O problema foi detectado às 5h38 (horário de Brasília). 

WhatsApp Foto: WhatsApp

PUBLICIDADE

Segundo a Agência Efe, no aplicativo, as mensagens enviadas apareciam com o símbolo do relógio e não eram recebidas pelos usuários, mas pouco depois o símbolo desaparecia e aparentemente estavam enviadas, mas seguiam sem ser recebidas pelos usuários. "Poderia estar associado a problemas técnicos mais que a um ataque ao serviço", diz analista de segurança informática, Deepak Daswani, já que, "quase não existiram problemas com ataques de hackers a esta plataforma."

Por volta das 7h30, o WhatsApp já estava funcionando normalmente, pelo menos no Brasil. 

O WhatsApp ainda não se pronunciou sobre o assunto.

Para quem não desgruda do celular, a falha do aplicativo chegou a provocar pânico, mas outros levaram na brincadeira. Alguns até reforçaram que não adiantava ligar e desligar o aparelho várias vezes, o WhatsApp estava fora do ar.

No Twitter, brasileiros postaram vários memes sobre a queda do serviço nesta sexta-feira.

Publicidade

 Mais cedo, a rede social também registrou mensagens de outros países do mundo sobre a queda do WhatsApp.

A última mensagem faz referência ao Twitter do presidente norte-americano, Donald Trump, que ficou fora do ar por 11 minutos. Um funcionário da rede social desativou, na quinta-feira, 2, a conta pessoal de Trump, aproveitando seu último dia de trabalho, segundo reconheceu a própria empresa.

+++ Twitter suspende conta de Trump acidentalmente por 11 minutos

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.