PUBLICIDADE

Wikipedia no papel

"Criador de livros" permite a compilação e a transformação das páginas wiki em arquivos .pdf prontos para a impressão

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

A Wikipedia apresentou nesta semana uma nova funcionalidade: criar um livro. Agora, a um clique, os internautas podem criar uma publicação com o conteúdo colaborativo da enciclopédia online.

PUBLICIDADE

O “criador de livros” pode ser muito útil na preparação de aulas ou cartilhas, por exemplo. A ferramenta é muito simples e gera um .pdf com todos os capítulos compilados pelo usuário.

O “criador de livros” é ativado através de um link no menu à esquerda da página inicial. Quando ativado, as páginas na Wikipedia são exibidas com uma barra superior onde é possível adicionar as páginas wiki ao seu próprio livro.

Ao finalizar a escolha das páginas, é possível escolher os detalhes: capítulos, ordem das páginas, título e subtítulo.

As páginas do livro ficam exatamente como está no site: todas as referências e fotos se mantém. No final há uma página com todas as fontes e editores daquelas páginas – inclusive os créditos das imagens.

No final há duas opções: o gerador cria um .pdf ou encomendar um livro impresso. A Wikimedia tem parceia com a PediaPress, que cobra cerca de US$ 11 pela impressão de um livro de 100 páginas.

O funcionamento é muito simples e rápido – esse livro criado com os assuntos pertinentes ao Link, do Estadão, foi feito em cinco minutos. Quer saber como fica? Baixe aqui.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.