YouTube a lápis

Parceria entre Link e artistas suiços Admir Jahic e Comenius Roethsliberger imortaliza virais brasileiros

PUBLICIDADE

Por Fernando Martines
Atualização:
 Foto: Estadão

Uma exposição com 605 quadros retratando uma mesma coisa. É o que os artistas plásticos suíços Admir Jahic e Comenius Roethsliberger fizeram ao pintar, frame por frame, o vídeo Star Wars Kid – 15 por segundo. Expostos lado a lado, eles ocupam uma área de 4 metros de altura por 35 metros largura.

PUBLICIDADE

Ado e Comenius, como são conhecidos, fazem parte do coletivo Invisible Heroes e juntos passaram a pintar, usando apenas lápis de cor, centenas de vídeos – famosos ou não – postados no YouTube. Suas obras, entre elas a exposição dedicada ao Star Wars Kid, já foram expostas em galerias em Paris, Los Angeles, Miami, Nova York, Basileia (Suíça), Hamburgo, Berlim (Alemanha) e no Kuwait.

O Link entrevistou Ado para uma reportagem publicada no site do caderno em janeiro deste ano. A conversa seria o embrião da parceria que veio agora a público: Ado e Comenius pintaram uma série de vídeos brasileiros selecionados pelo Link, fazendo praticamente uma “série Brasil” dos quadros – que são estes que ilustram boa parte desta edição.

Segundo Ado, a intenção do trabalho é principalmente ironizar a ânsia por fama que as novas mídias impõem de forma cada vez mais forte: “É como Andy Warhol disse: todo mundo terá seus 15 minutos de fama e o YouTube representa exatamente isso para a gente”.

O uso de lápis de cor e os traços muitas vezes toscos são intencionais: “O objetivo é fazer quadros em um estilo bastante infantil”. Tudo para reforçar a ironia que os suíços desejam passar em sua obra. E o que faz alguém passar um vídeo para outras pessoas? “Querer que um amigo sinta a mesma coisa que você está sentindo por um instante”.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.