YouTube ensina jornalismo na era digital

PUBLICIDADE

Por Rafael Cabral
Atualização:

O YouTube quer que seus usuários façam jornalismo. O site de vídeos do Google lançou, no último final de semana, um canal chamado Reporters’ Center, que tem como objetivo ensinar técnicas para que pessoas comuns ajudem a divulgar fatos ocorridos no mundo, assim como fizeram os manifestantes iranianos.

 Foto:

PUBLICIDADE

Os 34 vídeos já disponibilizados dão verdadeiras aulas de como se fazer uma reportagem na era digital. Lá você vai encontrar a Katie Couric, da CBS News, ensinando como conduzir uma boa entrevista, e Bob Woodward, um dos dois repórteres por trás do Watergate, explicando como se faz jornalismo investigativo.

As dicas não ficam apenas nas técnicas jornalísticas em si, mas também falam da divulgação de matérias postadas YouTube. A diretora de marketing do Facebook Randi Zuckerberg, por exemplo, te dá oito dicas de como espalhar a sua reportagem pela rede social.

Alguns conselhos são bem práticos. O Nicholas Kristoff, colunista do New York Times, fala para quem quer cobrir uma crise humanitária global e não morrer por causa disso: “Nunca discuta com pessoas que têm armas enormes”.

Abaixo, você pode conferir alguns vídeos do projeto:

Bob Woodward e o jornalismo investigativo

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/VVKGUctuoXE" width="340" height="285" wmode="transparent" /]

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.