CES 2017: Nissan testará novo sistema de condução autônoma

Inspirado em sistemas da NASA, os novos carros autônomos da Nissan poderão ser controlados à distância; Hyundai apresentou carro autônomo 'popular'

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
A Nissan se inspirou no sistema de autonomia de veículos da NASA Foto:

Presidente da aliança Renaut-Nissan, Carlos Ghosn anunciou nesta quinta-feira, 5, durante a CES, maior evento de tecnologia do mundo que acontece até o próximo dia 8, em Las Vegas, novas iniciativas para implementar funcionalidades de condução semiautônoma na linha de carros elétricos Leaf. Entre elas, está a possibilidade de usar um sistema de piloto automático capaz de permitirintervenção humana àdistância em caso de problemas graves com carros sem motoristas.

PUBLICIDADE

Um dos principais desafios dos carros sem motoristas é sabero que fazer quando o automóvelse encontra em uma situação grave e não conta com alguém para tomar iniciativas dentro do carro para evitar um acidente.A ideia da Nissan, então, é criar a função de gerente de mobilidade. Esta pessoa poderia examinar as imagens dos veículos e dados de sensores e decidir o que irá ser feito. O sistema, chamado de SAM, é inspirado em ferramentas da NASA para condução de veículos em Marte.

Além do SAM, a Nissan também anunciou que irá colocar funcionalidade de condução semiautônoma na próxima versão de seus carros elétricos, o Leaf. Segundo a montadora, esta tecnologia permite que o veículo conduza sozinho por uma estrada enquanto permanecer na mesma faixa.

Os testes serão iniciados no Japão, em colaboração com uma empresa local, a DeNA. O objetivo é transportar pessoas nestes carros em Tóquio até 2020.

Popular. No mesmo dia, a Hyundai apresentou um carro autônomo "popular". Ao invés de vários incrementos luxuosos e ferramentas de alta tecnologia, o veículo, chamado de Ioniq, é um sedã de tamanho médio. "Ioniq é um carro normal, não um projeto científico", afirmou o vice-presidente da Hyundai para a América do Norte, Mike O'Brien, em uma demostração realizada para a agência de notícias AFP. "Nós acreditamos na democratização da tecnologia".

Na demonstração, o Ioniq usou a seta, mudou de pista, parou no sinal vermelho, deu passagem a pedestres e freou quando um veículo à sua frente parou bruscamente. A Hyundai não disse quando pretende levar o carro para clientes finais.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.