PUBLICIDADE

Facebook usa inteligência artificial para descrever imagens para cegos

Novo recurso consegue reconhecer pontos específicos nas fotos, descrevendo pessoas, objetos e imagens que estão ao fundo

Por Redação Link
Atualização:

REUTERS

PUBLICIDADE

Atualmente, o Facebook conta com maisde 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Do total, mais de 39 milhões são cegos e outros 246 milhões possuem algum tipo grave de deficiência visual. Para melhorar a experiência para este público de quase 300 milhões de usuários, a rede social de Mark Zuckerberg anunciou nesta terça-feira, 5, que a partir desta semana utilizará um sistema de inteligência artificial para descrever fotos.

Leia também:Redes sociais formam ‘bolhas políticas’ Facebook lança ferramenta para diminuir a dor no fim dos relacionamentos

Chamada de “Automatic Alternative Text” (Texto Alternativo Automático), a tecnologia desenvolvida pelos engenheiros do Facebook reconhece pontos específicos nas imagens e, em seguida, repassa as informações aos sistemas de “Screen Readers” (Leitores de Tela), que leem em voz alta o que estiver passando pelo feed de notícias.

Para que a experiência da descrição de fotos seja mais precisa, o sistema possui uma ordem de importância do que é descrito primeiro: começam pelas pessoas, depois descrevem os objetos e, por último, o que estiver no plano de fundo da imagem.

REPRODUÇÃO

Atualmente, o sistema empregado para pessoas com deficiência visual não é tão eficiente. Afinal, ele apenas lê o nome do usuário e, em seguida, diz que ele postou uma foto — sem nenhum tipo de descrição da imagem.

Publicidade

A novidade, por enquanto, está em fase de testes nos Estados Unidos e apenas em aparelhos com sistema operacional iOS da Apple. Ainda não há previsão de quando outros países receberão o recurso, nem quando o serviço ficará disponível para Android.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.