Japoneses criam dispositivo que detecta se a pessoa cheira mal

Dispositivo fica posicionado na cabeça, pescoço, axila ou nos pés e envia uma notificação para o smartphone quando o usuário precisar tomar banho

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
Dispositivo japonês detecta mau cheiro corporal e avisa usuário via aplicativo no smartphone. Foto: Marcos de Paula/Estadão

Uma empresa japonesa começou a vender um dispositivo vestível para que as pessoas possam identificar quando estão suadas ou com mal-cheiro. O aparelhinho, que tem formato semelhante a um gravador, se conecta via Bluetooth ao smartphone e envia informações sobre o estado da pessoa para um aplicativo. Por enquanto, ainda não há previsão de venda do equipamento em outros países.

PUBLICIDADE

O dispositivo, chamado de Kunkun Body pode ser usado perto da cabeça, atrás da orelha, embaixo da axila e perto dos pés. Quando ele detecta uma quantidade grande de suor, manda um aviso para o smartphone indicando que a pessoa precisa tomar banho.

A companhia criadora, Konica Minolta, que antes fabricava câmeras e impressoras, acredita que existe um grande mercado para a solução no Japão, já que as pessoas se incomodam muito odores corporais. Inclusive, existe um palavra em japonês que para descrever quem atrapalha os colegas de trabalho por causa do cheiro de suor — sumehara, algo como “assédio por odor”.

De acordo com Daisuke Koda, que chefia o centro de incubação de novas ideias na Konica Minolta, estudos mostraram que a preocupação de etiqueta número um dos trabalhadores no local de trabalho era sobre seu cheiro corporal. Em contrapartida, as pessoas disseram achar difícil falar sobre os odores de outro colega. E é nesse nicho que a empresa pretende investir.

Por enquanto, o aparelho está disponível num kit de produtos de higiene pessoal lançado em uma campanha de financiamento coletivo. O aparelho, contudo, não é o primeiro criado para ajudar a controlar os odores corporais no Japão. No ano passado, a Sony lançou um difusor de cheiros portátil chamado de Aromastic, em que os usuários podem selecionar qual tipo de odor eles desejam emitir.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.