L'Oreal vai lançar tatuagem inteligente que mede exposição ao Sol

Dispositivo vestível My UV Patch muda de cor para indicar danos causados na pele pelos raios UV

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:

New York Times

 

PUBLICIDADE

A L’Oreal vai lançar, em breve, um adesivo ultra fino em formato de coração que mede os danos causados na pele pela exposição ao Sol. O adesivo My UV Patch é resultado de uma parceria entre a empresa de beleza, que tem sua própria incubadora de tecnologia, com a empresa desenvolvedora de sensores MC10 e a de design PCH.

Leia também: Pulseira inteligente sugere exercícios de relaxamento nos momentos de stressAparelhos vestíveis e apps de saúde geram novo filão de dados pessoais

Uma vez fixado em alguma parte do corpo exposta ao sol, os corantes fotossensíveis do adesivo mudam de cor de acordo com o tempo de exposição e a intensidade dos raios ultravioletas (UV). Para saber o quanto de dano a luz solar causou sobre determinada região do corpo, basta escanear o adesivo com a câmera do smartphone por meio de um aplicativo. Além disso, o app vai oferecer sugestões sobre como se proteger e cuidar melhor da pele.

O My UV Patch é um dos primeiros vestíveis flexíveis destinados os consumidores, que pretende ser mais prático e barato do que os relógios e pulseiras. “Trabalhamos nesta tecnologia por cerca de seis ou sete anos. A parceria com a L’Oreal identificou uma área em torno da saúde da pele em que esta tecnologia poderia ter valor”, disse o vice-presidente e cofundador da MC10, Roozbeh Ghaffari, em entrevista ao site da revista Wired.

O dispositivo inteligente é temporário, já que dura em média de três a cinco dias. Contudo, inicialmente, ele estará disponível no mercado de graça em 15 países, a partir do segundo trimestre deste ano.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.