PUBLICIDADE

Colaboração, gambiologia e IPest

Giselle Beiguelman fala sobre os eventos da área de foto/vídeo/design

Por Murilo Roncolato
Atualização:
 

A artista e pesquisadora Giselle Beiguelman, do Instituto Sergio Motta, é curadora ao lado de Renata Motta da área de eventos sobre fotografia, vídeo e design. Giselle já participou de outras edições da Campus Party como palestrante. Como curadora, preparou palestras e oficinas para incentivar a produção colaborativa na internet, e um prêmio às avessas para escolher o que há de pior na internet.

PUBLICIDADE

Quais os pontos altos da área de produção visual? Os pontos altos da área de vídeo/foto/design são o investimento no uso criativo e consciente das ferramentas e plataformas disponíveis e no potencial da inteligência coletiva e distribuída. Oficinas como a de "destemplatização" de temas (templates) do Wordpress, a de gambiologia -- explorando invenção de equipamentos novos com restos de lixo tecnológico -- e a de documentação colaborativa, pilotada pelo coletivo de fotógrafos Cia. de Foto vão nessa direção. Não posso deixar de incluir aí o concurso Internet World Worst, que é um exercício coletivo divertido, mas muito crítico, que vai dar o "IPest" para o "melhor pior da web".

Como vocês vão lidar o público leigo? Acredito que a internet mudou essa ideia que tínhamos do expert e do "tecnonulo". Nossa proposta não é de ensinar a usar, nem fazer. Mas liberar o potencial de criação para um uso diferenciado -- colaborativo, crítico, inusitado -dos recursos disponíveis.Cada vez mais temos visto pessoas produzindo vídeos, fotografias e design usando as novas tecnologias. O uso de câmeras em celulares, de softwares de edição e de ferramentas de desenho se popularizou e está ao alcance de todos, amadores e profissionais. Não é preciso mais ensinar a gravar um vídeo e subir para a internet, nem explicar como se monta um blog. Mas é preciso despadronizar o uso, fazer as pessoas menos funcionárias dos serviços online e dos gadgets e mais suas donas.

Por que a Campus Party é importante? A Campus Party é o maior evento de cultura digital não só porque reúne milhares de pessoas, mas pela combinação de campus -- que remete à idéia de local voltado ao conhecimento -- com a de party -- é uma festa! Essa combinação é o que dá relevância ao evento.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.