Foto do(a) blog

O lado livre da internet

O software livre que ninguém vê

Sabia que o Windows Phone, o Google Chrome e até mesmo os produtos da Apple usam Software Livre?

PUBLICIDADE

Por CCSL
Atualização:
 Foto: Estadão

Por Ian Carvalho*

PUBLICIDADE

Quando se fala em software livre, os mais diversos tipos de reação são esperados. Existem pessoas que são ferrenhas defensoras dos programas de código aberto, enquanto outras ficam receosas - afinal, se o código está disponível, não seria mais fácil alguém achar falhas de segurança? Há uma série de posts aqui no blog que discutem essas questões (como este aqui). Mas hoje, vou abordar um tema um pouco diferente.

Existem inúmeros programas de código aberto no mercado. Desde o Java - linguagem de programação que está na base de inúmeros serviços online - até o Apache httpd - que serve mais da metade dos sites ativos na internet -, programas livres são parte importante da infraestrutura que nos permite navegar na internet, editar imagens e proteger nossos dados ao realizamos compras online.

Mas a importância do Software Livre não para por ai. Sabia que você utiliza programas de código aberto diariamente? Software Livre está mais presente nas nossas vidas do que imaginamos e muitas vezes não percebemos. Isso porque diversos programas de código fechado utilizam amplamente software livre para dar suporte às suas funcionalidades.

Na verdade, esse software livre não está tão invisível assim: quando alguma empresa quer utilizar bibliotecas de código aberto para dar suporte às suas aplicações, ela geralmente é obrigada a informar os termos de uso e de responsabilidade dessas bibliotecas. Esses créditos ficam em um documento chamado "Third Party Notice" e é através dele que podemos saber quais bibliotecas de código aberto algum programa usa. Por exemplo, podemos ver que o Windows Phone utiliza muitos componentes desenvolvidos no Android Open Source Project.

Publicidade

A Apple tem uma lista dos componentes de software aberto utilizados em seus produtos, e dá para perceber que não são poucos. Já no Google, somente o navegador Chrome (que é quase totalmente baseado em software llivre) possui mais de 150 projetos de código aberto em sua lista de créditos; em comparação, seu concorrente da Microsoft, o Internet Explorer, possui apenas 14.

Não importa a área, a grande maioria dos programas que usamos utiliza algum tipo de biblioteca de código aberto. Isso mostra a força do Software Livre, e não é à toa que as empresas estão cada vez mais investindo capital e disponibilizando horas de trabalho de seus funcionários para que desenvolvam esses projetos.

* Ian Carvalho é aluno do IME-USP, intercambista na Pace University em NY e nas horas vagas impressiona adultos e crianças com suas mágicas e ilusionismo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.