Foto do(a) blog

O universo dos aplicativos

Apps te ajudam a escolher seus candidatos

Já escolheu seu candidato? Perdido em meio a milhares de opções de nomes, siglas e números? Não sabe o número do seu candidato? Não consegue ver o horário eleitoral? Calma, calma!! Já existem quatro apps gratuitos - dois para iOS e dois para Android - que trazem as listas dos concorrentes a cargos de prefeito e vereador divididas por municípios.

PUBLICIDADE

Por Daniel Gonzales
Atualização:

O mais completo deles é o Candidatos 2012, para Android, escrito por Lucas Campos. O app traz as listas dos concorrentes em mais de 5.000 municípios brasileiros. A ficha de cada candidato traz o nome, número, coligação, grau de instrução, profissão e limite de gastos declarados de campanha, além da foto oficial, que aparecerá na urna eletrônica.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Também para Android, o Eleições 2012 Candidatos (desenvolvido por Matheus Grijó) é mais simples - ele permite a consulta de candidato por estado e cidade, mas não tem uma base de dados tão ampla e o eleitor tem que inserir o nome ou o número do concorrente.

Multiplataforma

O app Voto Consciente é multiplataforma - está disponível para iOS (aqui) e Android (aqui). Com visual interessante, o aplicativo usa o sistema de geolocalização dos dispositivos móveis para baixar a base de dados da sua cidade, mas também há a opção de selecionar a localidade. Todas as cidades brasileiras estão disponíveis.

Publicidade

 Foto: Estadão

Também para o iOS, há o Eleições, da iCentury. Traz a consulta de candidatos a prefeito e vereador de todos os municípios brasileiros, via 3G ou wi-fi, e armazena os dados dos candidatos já selecionados pelo usuário, mesmo sem conexão à internet.

 Foto: Estadão

O Eleições tem uma versão paga (chamada Eleições+, US$ 0,99) que permite a indicação de candidatos por SMS e e-mail.

Mentiras

Na quarta-feira, o Link destacou o incrível app que detecta mentiras na propaganda eleitoral.

Esse aplicativo, norte-americano, capta o som da propaganda na TV, identifica o candidato, entende o que ele disse e apresenta a versão real dos fatos.

Publicidade

Infelizmente, o app, denominado SuperPacApp, não funciona no Brasil.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.