PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Tudo sobre o ecossistema brasileiro de startups

Hackeando a crise

Foto do author Felipe Matos
Por Felipe Matos
Atualização:
Imagem: Pexels 

Diversas iniciativas tentam acelerar soluções tecnológicas para o combate à crise provocada pela pandemia do coronavirus no Brasil e no mundo.

PUBLICIDADE

O movimento Hack The Crisis, que se iniciou na Estônia e já se estendeu por mais de 48 países, organizando hackatons virtuais com voluntários do mundo todo construindo soluções para agilizar comunicações, triagem de pacientes, logística de insumos, dentre diversas outras medidas para o apoio ao fortalecimento da crise e seus efeitos. No Brasil, está ocorrendo o Mega Hack até 7 de abril, organizado pela Shawee, Astella Investimentos e  Estonia Hub, dentre outros parceiros. A edição brasileira tem como desafio ajudar pequenas empresas, micro empreendedores e startups à sobreviver aos impactos negativos da crise. Além dela, há uma edição global, The Global Hack, em que times do mundo inteiro podem colaborar e interagir via Slack, com apoio de mentores de todo o mundo, em 11 trilhas, como educação, saúde, economia, governo, dentre outras. A fase de ideias da edição global se encerra dia 9 de abril.

Outra iniciativa na mesma linha vem sendo encampada pela rede do Startup Weekend, da aceleradora norte-americana Techstars. Eles estão organizando uma edição 100% online e global do evento de construção de startups em um final de semana, o Global Online Startup Weekend, que deve acontecer entre 17 a 19 de abril de 2020, com edições paralelas em dezenas de países, inclusive o Brasil.

Por fim, cito ainda a iniciativa SOS COVID-19, que reúne empresas e profissionais de diversas áreas, inclusive de tecnologia, conectando demandas com quem pode ofertas soluções para a crise.

Este post foi atualizado em 06/04/20 para incluir detalhes de inscrição dos eventos, assim como a edição global The Global Hack e SOS-COVID19.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.