Foto do(a) blog

Dialogando com um Cro-Magnon

Prison Valley

Quer experimentar um SENHOR documentário multimídia? Elaborado pela dupla francesa David Dufresne e Philippe Brault, Prison Valley trata do sistema carcerário no Colorado, EUA. Quanto custou? Um ano e meio de trabalho e US$ 308 mil, de acordo com o  AFP-MediaWatch.

PUBLICIDADE

Por Humberto Dantas
Atualização:
 Foto: Estadão

1) O tema é bom: mais de 16% da população da região vive no cárcere. Existem 13 presídios no local, um de segurança máxima, considerado o novo 'Alcatraz' do país.

 Foto: Estadão

2) A história é estruturada a partir de vídeo linear com imagens e edição impecáveis.

 Foto: Estadão

3) Ferramentas para intervenção permeiam todo o projeto. A cada dois ou três minutos  do vídeo é possivel parar para interagir com dezenas de materiais complementares.

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Exemplo acima: usuários podem gravar um depoimento sobre "O que é medo", que é somado aos depoimentos dos personagens principais da história

4) Interação possível em várias plataformas -- ipad, twitter, facebook, blog e de diversas maneiras. Existem até horários fixos para os usuários participarem de chats com personagens da história.

Publicidade

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

5) Matérias tradicionais -- textos corridos com números, fonte, etc, etc -- são acessadas a partir da página de fóruns, ou seja, servem para subsidiar a conversa entre os leitores.

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

6) Respeito pelo usuário: o login é realmente útil e facilita a exploração e o retorno ao projeto, que só de vídeo tem 2 horas. De fato, um trabalho deste porte não foi feito para ser explorado de uma só vez.

 Foto: Estadão

Imperdível.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.