Foto do(a) blog

Máquinas e aparelhos

Além da televisão

O conteúdo dos serviços "on demand" pode ser visto em um número crescente de plataformas. O usuário deve checar as opções que cada serviço oferece e a compatibilidade com os aparelhos que tem em casa.

PUBLICIDADE

Por Camilo Rocha
Atualização:

Siga o 'Homem-Objeto' no Twitter

PUBLICIDADE

Ver vídeos no notebook, smartphone ou tablet é um hábito comum. Nesses casos, o usuário deve observar se o aplicativo do serviço é compatível com o sistema operacional (todos servem para Mac ou Windows, mas nem sempre rodam em iOS, Android e Windows Phone).

No caso de assistir direto no browser, é preciso conferir se a versão do navegador está entre as aceitas pelo serviço.

E na super-TV da sala? A primeira coisa é checar a conexão entre o aparelho ligado à internet e a TV. Quais são as entradas? Qual é o cabo ou adaptador certo? Ter entrada HDMI nas duas pontas é um grande facilitador, por exemplo.

Aparelhos Apple, como iPad, pedem um adaptador para HDMI que custa R$ 129. Já um set-top box como a Apple TV dispensa os fios. Muitos sites de serviços "on demand" trazem instruções para as diversas situações.

Publicidade

As alternativas não param aí. Alguns serviços têm aplicativos para consoles de jogo e para aparelhos Blu-Ray que se conectam à internet.

A solução mais fácil está nas Smart TVs, que já vêm com internet. Alguns modelos trazem até aplicativos específicos de provedores "on demand". Por fim, lembre-se que conteúdo HD em TV não-HD perde muito da qualidade.

---Veja também:Canal livre

FAQ

O que devo procurar num serviço para valer a pena? Em primeiro lugar, se o conteúdo oferecido lhe interessa. Muitos serviços têm acervos similares, então as vantagens estão nos detalhes: uma seleção de clássicos mais caprichada ou em quais plataformas pode ser visto. Depois, avalie custo e benefício comparando seus preços aos dos serviços similares e aos das locadoras físicas.

Publicidade

Vídeo on demand funciona em qualquer aparelho? Varia de acordo com o serviço, por isso é importante checar em quais plataformas (PC, tablet, TV) e sistemas operacionais (iOS, Android, Windows) o conteúdo está disponível

PUBLICIDADE

Qual a banda larga mínima para assistir? Netflix pede um mínimo de 500 Kbps; Sunday TV e Sky, 2 Mbps para a maioria do conteúdo. Vídeos em HD precisam de pelo menos 5 Mbps. Uma banda de 10 Mbps dificilmente vai dar problema.

Os serviços substituem a TV a cabo? No geral, não. Devido a restrições de licenciamento, não passam filmes e séries mais recentes. Também não servem para programação "quente", como noticiário e competições esportivas. São um complemento

Qual o controle do usuário sobre o streaming? É como um vídeo no YouTube. Você pode pausar, voltar, adiantar e parar e recomeçar do mesmo lugar. Alguns serviços permitem assistir quantas vezes quiser durante alguns dias ou sem prazo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.