Foto do(a) blog

Máquinas e aparelhos

Brasileiro praiano vs argentino geek?

Como foi o desempenho dos produtos de tecnologia nas buscas do Google em alguns países?

PUBLICIDADE

Por Camilo Rocha
Atualização:
 Foto: Estadão

Como foi o desempenho dos produtos de tecnologia nas buscas do Google em alguns países?

Com o Google Zeitgeist, o mundo pode saber sobre os termos mais procurados em diversas áreas em 48 países diferentes.

PUBLICIDADE

O Link já mostrou quais foram os termos gerais que mais cresceram no mundo em 2011.

Muitos recortes setorizados são possíveis. Um que nos interssa aqui é o crescimento na procura por termos de produtos eletrônicos nos EUA.

O primeiro lugar impressiona. Trata-se do novo tablet da Amazon, o Kindle Fire. Considere agora que o público só começou a ter conhecimento do nome do aparelho a partir de setembro. Ainda assim, ele conseguiu bater o iPhone 4S (em segundo) e o iPad 2 (em sexto).

Publicidade

Veja aqui a lista completa

1) Amazon Kindle Fire 2) iPhone 4S 3) Sidekick 4G 4) HP Touchpad 5) SPBH Shell 3D 6) iPad 2 7) HTC Sensation 8 ) Samsung Nexus Prime (mais conhecido como Galaxy Nexus) 9) Sony NGP (depois conhecido como PlayStation Vita) 10) iPad 3

O Brasil não tem uma lista com esse recorte tão específico, mas tem uma chamada "Shopping" onde entraram alguns itens tecnológicos. Veja:

1) Câmera 2) Porta-retrato digital 3) Chinelos de praia 4) Máquinas de café 5) Bichinho de pelúcia 6) Máquinas de pão 7) Espremedores de frutas 8 ) Bote inflável 9) Carrinho de corrida 10) Kit Frescobol

É, com um espectro tão abrangente, não dá para comparar com a lista americana, tão direcionada.

Publicidade

Mas dá para comparar com o top ten argentino, que é de compras "gerais" como o nosso, mas que tem mais em comum com o ranking eletrônico dos EUA.

1) iPod 2) Câmeras digitais 3) Consoles de jogos 4) Televisor 5) Impressoras 6) Aire acondicionado portátil 7) Laptop 8 ) iPhone-4 9) iPad 2 10) Telefone celular

O que significa que... nossos hermanos são mais ligados em tecnologia do que nós? Ou, simplesmente, que quem acessa a internet lá, na média, é mais geek do que aqui? Ou ainda que nunca trocaremos uma boa praia por um gadget com Wi-Fi e 3G?

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.