PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Máquinas e aparelhos

Desktop com Android é uma experiência estranha

Por Camilo Rocha
Atualização:

"É um tablet?", perguntou um colega ao me ver carregando o volumoso Slate 21. À primeira vista, o novo lançamento da HP pode parecer exatamente isso: um enorme tablet.

PUBLICIDADE

A tela é toda de toque e o aparelho tem sistema operacional Android. Mas, logo percebe-se que junto há um teclado, mouse e um suporte na parte traseira que impede que ele seja deitado numa mesa. "É o primeiro desktop com sistema Android", divulga a fabricante HP.

Com 21,5 polegadas de display, é a maior tela de Android que eu já vi. O sistema operacional do Google é mais encontrado em smartphones e, de uns tempos para cá, tem aumentado sua presença em tablets. Por isso, sua reconfiguração como plataforma de desktop é inusitada.

Não tenho certeza se o Android fornece a melhor experiência em um tamanho assim. Os aplicativos não foram projetados para esse tipo de tela e muitos não rodam, como é o caso do Instagram. Outros, ficam desnecessariamente gigantes, como o Facebook e alguns sites de notícias, já que são carregados na versão para dispositivo móvel, que aparece esticada ao máximo na tela grande. A HP já anunciou que pretende resolver essas questões.

O Slate 21, por outro lado, deixa a desejar num ponto muito valorizado em desktops, que é o armazenamento interno. Ele tem apenas 8 gigabytes, menos do que a maioria dos smartphones disponíveis no mercado por mais de R$ 1 mil. Também não possui bateria própria, requerendo constantemente ser conectado a uma fonte de energia. Em outras palavras, o Slate 21 nasceu para ficar imóvel e conectado à nuvem. Não se pode carregá-lo nem guardar muita coisa nele.

Publicidade

Com isso em mente, o Slate 21 poderia funcionar como uma TV conectada, para assistir streaming de vídeos e jogar games. Resumindo: um computador de entretenimento para a família.

Mas o Slate 21 não diz bem a que veio e para quem veio. Um PC com Android, tela de toque e apenas 8 gigabytes de armazenamento, afinal, é um experimento. O desafio nada fácil da HP será encontrar consumidores dispostos a pagar os R$ 1,899 sugeridos para arriscar testar a novidade.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.