Foto do(a) blog

Máquinas e aparelhos

EUA tem boom de energia solar

PUBLICIDADE

Por Camilo Rocha
Atualização:

Pode ser a brisa boa antes da tempestade. Mas que brisa: no primeiro trimestre de 2012, os americanos 85% mais paineis solares do que no mesmo período no ano passado. Os dados são da consultoria GTM Research.

PUBLICIDADE

Mais de 18 mil sistemas fotovoltaicos foram ativados no primeiro trimestre, elevando a previsão de geração para 3,3 gigwattas em 2012. Se a previsão se concretizar, a participação dos EUA no mercado solar mundial ficaria em 11% no período, o quarto maior do mundo.

O preço da instalação residencial no país caiu 7,3%, o comercial cerca de 11,5% e o de serviços públicos 24,7%. O total geral do país diminuiu 17%, para US$ 4,4 por watt.

Tudo muito bom. Mas por que falei em tempestade ali no começo? É que tudo isso pode ser uma fase passageira, confirmando previsões de um 2012 ruim para os paineis fotovoltaicos nos EUA. O motivo é que um programa de subsídios do governo para o setor acabou de ser encerrado e novas tarifas sobre paineis chineses entaram em vigor.

O produto chinês é bem mais barato que o americano. Conforme escrevi no Link em abril passado, as importações chinesas ajudaram a quebrar os fabricantes americanos de equipamento de energia solar.

Publicidade

Os efeitos desses dois fatores devem se fazer sentir nos semestres seguintes do ano.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.