Foto do(a) blog

Máquinas e aparelhos

Sucesso garantido

PUBLICIDADE

Por Camilo Rocha
Atualização:

É chegada a hora: nesta semana a Apple desvenda a mais nova versão de seu iPhone. Na quarta-feira, 12, o mundo tecnológico volta os olhos para São Francisco, no Estado da Califórnia, à espera da sexta encarnação do iPhone.

PUBLICIDADE

Siga o 'Homem-Objeto' no Twitter

A versão pode ser a sexta, mas que se deve chamar mesmo iPhone 5. Os dois anteriores foram o 4 e o 4S e o convite oficial da Apple traz um cinco como "sombra" do número 12, abaixo dos dizeres: "Ele está quase aqui..."

Apesar da aura de mistério e suspense tradicional, o novo lançamento tem chances de ser um certo anticlímax para os mais empolgados. As fotos do novo iPhone vazadas até agora mostram que não vem nenhuma revolução por aí.

A carcaça deve sofrer ajustes sutis: a tela sobe meia polegada, das 3,5 atuais para 4, aproximando o iPhone das telas grandes da concorrência (mas ainda abaixo do Galaxy S III, da Samsung, com seu display de 4,8 polegadas). Com a tela maior, haverá espaço para mais uma fileira horizontal de ícones de aplicativos.

Publicidade

Espera-se que o novo aparelho tenha espessura 18% menor do que seu antecessor (7,6 mm contra 9,3 mm). Imagens em alta resolução que vazaram indicam que a maior parte da superfície traseira será coberta por um material metálico.

O novo smartphone da Apple deve vir com conectividade LTE/4G, se assimilando nesse quesito aos competidores topo de linha que usam Android.

O conector de 30 pinos, que liga o aparelho na eletricidade ou em outros dispositivos, deve ser trocado por um de nove. Para que cabos no formato anterior possam continuar sendo usados, espera-se que a Apple lance também um adaptador.

Novos fones de ouvido podem fazer parte do pacote, a julgar por uma patente que a Apple registrou em abril deste ano.

Muitos podem sentir falta de uma grande atração nova, como foram o Siri no 4S, a câmera frontal no 4 ou a gravação em vídeo e controle por voz do 3. É possível que a conheçamos no dia 12.

Publicidade

Mas talvez a Apple não precisa mais promover revolução. Por isso, sua preocupação agora parece ser apenas aperfeiçoar seu bem-sucedido produto.

Diante da estimativa de que 10 milhões de iPhones 5 devem ser vendidos na primeira semana, quem há de condená-la?

O QUE FOI MUDANDO

iPhone (2007) O início de uma revolução. Tela "touch"grande, poucos botões e muitas funções

iPhone 3G (2008) Estreia da conectividade 3G, tornando o uso da internet bem mais rápido

Publicidade

iPhone 3GS (2009) Mais potência interna, comando de voz e gravação e edição de vídeos

iPhone 4 (2010) Design novo, com bordas mais retas na carcaça, câmera de 5MP e resolução maior de tela

iPhone 4S (2011) Estreia da assistente de voz Siri, câmera de 8 MP e vídeo em alta resolução

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.