PUBLICIDADE

Feira em Barcelona começa com celular de alta definição

Com ótima tela, Samsung Wave é o primeiro telefone com o sistema Bada e Bluetooth 3.0

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A Samsung fez uma pré-estreia dos lançamentos que fará durante a feira Mobile World Congress na noite deste domingo em Barcelona, na Espanha. A fabricante coreana fechou um dos pavilhões do evento, com pelo menos duas centenas de convidados, para apresentar sua nova linha de celulares.

PUBLICIDADE

O destaque ficou para o Samsung Wave (S8500), o único demonstrado no evento de domingo. Com uma tela de 3,3 polegadas que utiliza uma tecnologia que a Samsung chamou de Super Amoled, o aparelho tem uma das melhores reproduções de gráficos já desenvolvidas em um celular.

A tonalidade das cores tão forte que os vídeos e fotos reproduzidos no Wave ganham uma qualidade comparável à de TVs de alta definição, apesar de a resolução ser de 800 x 480 pixels. Por falar nisso, o celular é capaz de tocar arquivos de vídeos DivX, XvID, WMV gravados em alta definição (720 linhas progressivas), comuns em vídeos de filmes e séries no computador, além de MPEG4, que é um formato de vídeo mais usado em dipositivos portáteis.

O Wave é um sucessor da linha de celulares com tela de toque da Samsung. A empresa aprimorou a experiência de toque, cujos comandos não eram tão precisos e rápidos o suficiente. O Wave vem com um processador de 1 GHz, com capacidade de responder aos toques com mais velocidade. Porém, os modelos que estavam em demonstração, usados pelo Link, ainda engasgavam em alguns momentos (veja o vídeo no fim da página).

Além disso, foi criada uma nova interface com o sistema operacional para celulares, criado pela Samsung, o Bada. O sistema já havia sido anunciado em dezembro, como uma plataforma aberta para que os desenvolvedores de aplicativos criassem e transfomassem o Bada como bem entendessem, no mesmo conceito do Android.

Publicidade

Na prática, o Bada é uma evolução da interface que a Samsung já vinha usando em outros modelos de toque, como Jét e o Star. Só que, em vez de trazer uma barra lateral com opções de widgets para a tela inicial, agora há um atalho que abre o diretório de widgets na parte de baixo da tela.

Na parte de cima, aquela barrinha de status com o horário e o nome da operadora pode ser arrastada para baixo e a pessoa vê as últimas notificações, como mensagens, e-mails e alertas. Reconheceu? Funciona exatamente do mesmo jeito que o Android. Até o desenho da barrinha é parecido. Não será uma surpresa se o Google reagir (até judicialmente) no futuro à interface do Bada.

Além disso, o Bada traz um aplicativo que a Samsung chamou de Social Hub. É uma forma de integrar as contas da internet no celular, como de e-mails, do Twitter e do Facebook. Os contatos da internet são todos carregados para o telefone, como no Android. Ainda há uma opção boa de poder sincronizar o calendário do celular com as agendas do Google, do Yahoo e outros serviços online. No Android, só é possível carregar a agenda do Gmail.

O Wave ainda traz outras novidades tecnológicas. É o primeiro telefone com a tecnologia Bluetooth 3.0, que pode transferir um arquivo de 3 megabytes (MB) em apenas 1 segundo entre dois aparelhos com a mesma tecnologia, oito vezes mais veloz que o atual Bluetooth 2.0. Uma música em MP3 costuma ter entre 3 MB e 6 MB. A rede Wi-Fi também utiliza uma tecnologia mais veloz, que é a frequência 802.11n. Se o roteador tiver a mesma tecnologia, a conexão da internet pode ficar mais rápida.

O celular ainda tem câmera de 5 megapixels, GPS, 3G e grava vídeos em 720p. Estará disponível em versões com 2 GB e 8 GB de memória. Ainda não tem preço sugerido, nem data definida para chegar ao Brasil, mas deve aportar pelo menos depois do feriado do dia das mães, em maio.

Publicidade

Fotos do Samsung Wave e do lançamento do Bada:

[gallery link="file" columns="2"]

Imagens: FILIPE SERRANO/AE

Demonstração do Samsung Wave:

Publicidade

* O repórter viaja a convite da Samsung

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.