Foto do(a) blog

Videogames de A(tari) a Z(elda)

Qualquer semelhança não é mera coincidência

PUBLICIDADE

Por João Coscelli
Atualização:

A série Street Fighter completa 25 anos com o aniversário do primeiro game da franquia, mas foi Street Fighter II, de 1991, que alçou a Capcom ao sucesso. O segundo jogo é ainda hoje considerado o modelo ideal dos títulos de luta e é reverenciado como um dos melhores já feitos. A herança dos personagens, formato dos combates e golpes ainda vive na maior parte das horas que passamos em pancadaria virtual.

PUBLICIDADE

Veja também:ESPECIAL INTERATIVO: Os 25 anos de Street FighterTOMOAKI AYANO: 'Street Fighter é o jogo de uma geração' 

Sucesso de crítica e público, Street Fighter II inspirou o desenvolvimento títulos de luta similares por parte de outras produtoras. O problema é que muitos desses estúdios exageraram na dose de "inspiração" e, numa ode à falta de criatividade, acabaram criando verdadeiras cópias - nem sempre mal feitas -do jogo de Ryu, Ken e companhia.

Art of Fighting (SNK/1992) - Antes de se sagrar como produtora da série The King of Fighters, outra referência no gênero luta, a SNK criou um jogo no qual o enredo tinha grande importância, já que era o pano de fundo para que houvessem os combates. Os lutadores disponíveis no modo para um jogador de Art of Fighting (veja o vídeo) são Ryo e Robert, claramente inspirados em Ryu (semelhança até no nome) e Ken (um jovem milionário, assim como Robert). Embora a semelhança física não seja das maiores, ambos têm golpes iguais aos dos personagens de Street Fighter.

Não bastassem protagonistas, os desenvolvedores criaram ainda um lutador loiro do exército americano. O cenário também é bastante similar... Mas a Capcom não deixou por menos. Na sequência Alpha de Street Fighter, os produtores apresentaram o caricato Dan Hibiki. Ele usa um kimono rosa e tem uma semelhança física incrível com Robert, além dos mesmos golpes "adaptados" pela produtora de Art of Fighting.

Publicidade

 
 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.