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Videogames de A(tari) a Z(elda)

Quem dominou as manchetes em 2014?

Assim como esportes, política e cultura, os games também são objeto de uma extensa cobertura de uma mídia bastante segmentada e especializada. Com essas condições, Thomas Bidaux, um analista da ICO Partners, usou um software de monitoramento para descobrir quais games e quais plataformas dominaram as manchetes em 2014.

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Por João Coscelli
Atualização:

Foi avaliado o conteúdo de cerca de 3,5 mil sites especializados em games em 28 línguas diferentes. Também estão inclusas nesta lista páginas que cobrem tecnologia em geral, mas a maioria é segmentada em jogos. Eis aqui os resultados.

Por plataforma, a marca PlayStation liderou as menções, alcançando 560 mil citações em manchetes - quase 150 mil à frente da marca Xbox. A Nintendo não entrou na conta porque só passou a ser monitorada depois do começo do ano.

 Foto: Estadão

Ao longo do ano, a briga entre as marcas de Sony e Microsoft só foi igual em janeiro. A partir de então, só deu PlayStation, que foi ganhando mais espaço na mídia em relação à concorrente conforme os meses passaram. É bom lembrar, porém, que os dados não avaliam se as menções são positivas ou negativas - trata-se apenas do volume de manchetes sobre cada marca.

 Foto: Estadão

Quanto aos títulos, uma surpresa no primeiro lugar. Apesar de ter sido lançado no início do ano, Titanfall é exclusivo das plataformas Xbox e, por isso, espanta estar na liderança. O fenômeno Minecraft vem logo atrás, seguido de Destiny, o blockbuster do ano da Activision, que investe pesado em marketing. Dos dez primeiros, cinco são jogos de tiro e quatro são games de mundo aberto, mostrando que estes são, de fato, os gêneros mais comuns da atual geração.

 Foto: Estadão

Há também dados relativos a MOBAs e MMOs - onde lideram League of Legends e World of Warcraft respectivamente.

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   Foto: Estadão
 Foto: Estadão

Fonte: Games Industry

 

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