PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Como a tecnologia está mudando a cultura

ABL discute direitos autorais

Ciclo de conferências acontece nesta e na próxima terça-feira no Rio de Janeiro

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:
 Foto: Estadão

A Academia Brasileira de Letras realiza a partir de terça (9), no Rio de Janeiro, o Ciclo de Conferências sobre Direitos Autorais.

PUBLICIDADE

Nesta terça (9), o advogado Gustavo Martins de Almeida falará sobre o tema "O direito autoral e a ABL". Na próxima (16), o tema é "O direito autoral e os desafios das novas tecnologias", que será abordado pelo mestre em bens culturais Sydney L. Sanches.

No Estado de sábado (6), o presidente da Academia, Marcos Vinicios Vilaça, escreveu sobre os rumos da instituição. Um trecho:

"A Academia examina mais opções na internet, Twitter, e-books e tudo mais que este século nos trouxer de novo. Independentemente do Kindle, mesmo que se argumente que o leitor com ele se dispõe a carregar nas mãos 3.500 livros, e mesmo que exija pouco espaço para até milhares de livros, sabemos que não serão superados os incomparáveis prazeres táteis e cerebrais dos livros de papel. Ainda assim, claro está que, se não preenche o imaginário da leitura literária, não nos enganemos sobre a força que o e-book exercerá no futuro em relação ao livro didático. (...) A Academia reivindica, por sua representatividade, que nada pode ser decretado no âmbito da cultura sem que passe pela nossa casa. Damos exemplos: direito autoral é assunto que deveremos afinar, a internet não pode aparecer como plataforma hostil ao arrepio dos direitos do usuário, a proteção à obra não pode inibir a sua apropriada divulgação no equilíbrio do interesse econômico e do interesse público."

O Ciclo de Conferências acontece às 17h30 no Teatro R. Magalhães Jr. A entrada é franca, mas é preciso se inscrever no site.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.