PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Como a tecnologia está mudando a cultura

Humboldt na Brasiliana

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

O alemão Alexander von Humbold foi um dos pioneiros a estudar a geografia e geopolítica dos trópicos. Originário de Berlim, ele foi naturalista, geógrafo, cartógrafo e explorador. Visitou e estudou Venezuela, Cuba, Peru e México, entre outros países da América Latina. Nunca conseguiu realizar, porém, sua sonhada viagem ao Brasil.

PUBLICIDADE

"A coletânea de escritos deixados por Humboldt incorpora o que comumente chamamos de 'literatura de viagem'. Esta se constitui numa literatura de testemunhos, cujos relatos nos ajudam a conhecer a realidade das Américas no século XIX. Podemos buscar informações preciosas sobre o nosso continente na sua correspondência científica. Ele enviou aproximadamente 35 mil cartas e recebeu cerca de 100.000 correspondências, das quais boa parte, aos poucos, tem se tornado pública", escreveu Luciana de Fátima Candido, estudante de letras, no post da Brasiliana sobre o pesquisador alemão.

Agora, parte da obra do pesquisador está disponível na Brasiliana, a biblioteca digital da USP. Os textos originais digitalizados, em alemão, estão livres para consulta e reprodução. Tudo está em domínio público.

Confira os quatro volumes da obra Des Freiherrn Alexander von Humboldt und Aimé Bonpland Reise in die Aequinoctial-Gegenden des neuen Continents .

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.