Foto do(a) blog

Como a tecnologia está mudando a cultura

Natal em Creative Commons

-

PUBLICIDADE

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

Todas as vezes em que uma música é tocada, alguém paga royalities por ela -- e não ser que esteja em domínio público, Creative Commons ou alguma outra licença copyleft. É o caso, por exemplo, de "Parabéns para você". Todas as vezes em que a música mais popular do mundo toca em um comercial ou programa de TV, quem embolsa é a AOL Time Warner. E embolsa muito: cerca de R$ 2 milhões por ano.

PUBLICIDADE

Os diretores de web series Scotty Iseri e Matthew Latkiewicz estavam procurando músicas para seus programas e se depararam com a barreira do copyright. Então, para mostrar como funciona esse esquema, eles buscaram nomes como Lawrence Lessig, o ativista Cory Doctorow e o fundador da Wired, Kevin Kelly, entre outros figurões, para fazer uma nova canção de Natal -- desta vez, em Creative Commons. Quem conta a história é o excelente blog Brain Pickings e o resultado está aqui:

[kml_flashembed movie="http://www.youtube.com/v/QSO6c-x-ECs" width="425" height="350" wmode="transparent" /]

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.