
P2P
Como a tecnologia está mudando a cultura
O futuro da informação
Curso no Centro Cultural São Paulo abordará compartilhamento, wiki, coletivos e política na rede
05/03/2010 | 08h37
Por Tatiana de Mello Dias
A partir da próxima terça-feira (9), o Centro Cultural São Paulo sediará o curso “O futuro da informação“, que falará sobre compartilhamento, cultura livre e colaboração.
Hoje é o último dia para se inscrever – o curso é gratuito.
As aulas serão sempre às terças-feiras e acontecerão até abril. O curso abordará temas como “sociedade, conhecimento e recursos educacionais abertos”, “ecossistemas de cultura livre, coletivos de arte e ativismo”, “web social: mercado, negócios e política na rede” e “teorias econômicas, sociológicas e modelos matemáticos”.
Segundo Alexandre Hannud Abdo, que dará as aulas, as inscrições já estão quase esgotadas, mas ainda há vagas. De qualquer maneira, os encontros serão gravados e disponibilizados na web.
Abdo contou ao P2P que o curso é inspirado na disciplina que o professor Imre Simon, morto no ano passado, lecionou no Instituto de Matemática da USP.
“Quando o professor Imre contou-me do seu adoecimento, em 2008, eu era justamente seu monitor nessa disciplina. Sentindo ali a importância de dar continuidade ao curso, fui atrás de várias outras pessoas que haviam colaborado com ele: ex-monitores, ex-alunos, co-autores e participantes de projetos que ele organizou ou orientou”, conta Abdo. Dessa reunião surgiu um Laboratório Escola, responsável por esse e outros cursos.
Além disso, o organizador pretende levar o conhecimento desse projeto adiante. “Parte importante da proposta será organizar um volume coerente de material em língua portuguesa sobre o tema, atualmente escasso, que possa ser livremente reutilizado e adaptado por outros”, conta.
Comentários
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.
Tendências
- Clubhouse: conheça a rede social de áudios que caiu na boca do povo
- Bateria, sensores e potência: saiba como escolher um robô-aspirador de pó
- Vazamento de dados: veja tudo o que já sabemos sobre o caso
- Megavazamento de janeiro fez meio milhão de celulares corporativos circularem na internet
- Pequeno mas potente, iPhone 12 mini é prova de que tamanho não é documento