Foto do(a) blog

Como a tecnologia está mudando a cultura

PayPal contra a pirataria

Serviço suspenderá pagamentos de sites que distribuem conteúdo sem pagar por direitos autorais

PUBLICIDADE

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

O site de pagamentos PayPal firmou um acordo com a Polícia de Londres e a indústria fonográfica para combater a pirataria. A parceria pretende prevenir que o PayPal seja usado por sites que compartilham música ilegalmente em todo mundo.

PUBLICIDADE

A parceria segue o modelo já adotado pela MasterCard e Visa, que já suspenderam os pagamentos de 24 serviços que distribuiam música sem pagar direitos autorais.

Segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI, na sigla em inglês), que divulgou o acordo, a maioria dos sites que hospedam conteúdo ilegal estão baseados na Rússia e na Ucrânia, e oferecem conteúdo em várias línguas.

"Nós sabíamos que quando os serviços ilegais de música não conseguissem mais receber pagamentos por cartões de créditos eles tentariam contornar a restrição. Foi por isso que a polícia de Londres abordou o PayPal e eu estou satisfeito em dizer que eles responderam instantaneamente e positivamente", disse Frances Moore, chefe-executivo da IFPI.

O PayPal tem um serviço especial para pagar por serviços online, o PayPal for Digital Goods. O partir de agora o serviço exigirá dos vendedores uma prova de que a música oferecida é legal. O PayPal não operará mais se a licença parecer inadequada.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.