PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Como a tecnologia está mudando a cultura

Reino Unido lança site aberto com dados do governo

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

O Reino Unido lançou hoje o Data.gov.uk, site que reúne de forma livre e aberta todos os dados do país. Estão lá, de forma simples, dados estatísticos nas áreas de saúde, violência e educação, entre outras.

PUBLICIDADE

A ideia foi de Tim Berners-Lee, o pai da web. Foi ele quem convenceu o governo britânico a abrir seus dados para os cidadãos e para o mundo.

"Gordon Brown disse para mim: 'como o Reino Unido poderia fazer o melhor uso da Internet?'", contou Berners-Lee ao Guardian. "Eu respondi que o governo deveria apenas colocar todas as suas informações nela". E Gordon Brown aceitou a proposta.

Entre os dados já lançados na plataforma, estão a qualidade do ar, o número de visitantes em museus, estatísticas sobre a pontualidade dos ônibus, entre vários outros.

Os dados são abertos e há incentivo para as pessoas enviarem ideias e criarem aplicativos interessantes e úteis para a sociedade. Além disso, eles pedem ajuda para as pessoas criarem infográficos e maneiras de facilitar o entendimento dos números.

Publicidade

Para Berners-Lee, o projeto reduzirá custos e aproximará os cidadãos do governo. Além disso, a iniciativa serve como vitrine para o mundo. "Os desenvolvedores estão percebendo que o Reino Unido está mostrando como fazer as coisas", diz.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.