Foto do(a) blog

Como a tecnologia está mudando a cultura

Salvem o Jamendo

Site que oferece 200 mil músicas livres corre o risco de desaparecer

PUBLICIDADE

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:
 Foto: Estadão

"Abra seus ouvidos". Baseado nesse slogan sugestivo, o site luxemburguês Jamendo oferece mais de 200 mil músicas licenciadas em Creative Commons.

PUBLICIDADE

O uso é ilimitado - você pode ouvir em streaming ou baixar as músicas sem restrições. Além disso, o serviço está disponível em sete idiomas, inclusive o português.

O nome vem de uma fusão entre "jam session" e "crescendo". O site funciona tanto para os músicos se divulgarem e publicarem seus sons, como também para os internautas. No total, são mais de 10 mil artistas, 30.856 discos e 721.583 membros.

 Foto: Estadão

O site permite a criação de listas de reprodução e a divulgação através do Twitter e do Facebook. Ainda há a possibilidade de ganhar dinheiro com as músicas. O Jamendo oferece algumas formas de remuneração, como doação direta dos fãs para os artistas e divisão de 50% dos lucros com publicidade.

Legal, né? Mas o serviço está passando por dificuldades financeiras. O modelo de negócio fracassou e o Jamendo busca sustento através de uma fusão ou parceria. Para tentar ajudar o processo, internautas lançaram até uma campanha: "Save Jamendo".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.