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Como a tecnologia está mudando a cultura
Venda de músicas cai pelo sétimo ano consecutivo
03/01/2012 | 19h58
Por Tatiana de Mello Dias
As vendas de músicas na Inglaterra estão em queda. Mesmo com os sucessos de artistas como Adele e Coldplay, que venderam quantias significativas, o Reino Unido registrou o sétimo ano consecutivo de queda nas vendas. Segundo a BPI, associação que representa a indústria fonográfica britânica, a queda nas vendas (tanto de música digital quanto física, em CDs e vinis) foi de 5,6%. 113 millhões de álbuns foram vendidos em 2011. Em 2004, foram 163 milhões.
CDs puxam queda, mas continuam como o principal meio de consumo de músicas (foto: Wikimedia Commons)
As vendas de música digital, porém, cresceram 26%, atingindo 26 milhões de álbuns. A venda de CDs caiu 12% (foram vendidos em 2011 86 milhões de discos). Outros 389 mil álbuns foram vendidos em vinil e outros formatos.
A indústria fonográfica da Inglaterra reclama da pirataria.
A venda de CDs está em crise, mas o formato ainda é o favorito para o consumo de músicas. Os CDs corresponderam a 76% do total de vendas em 2011, contra 23% de álbuns digitais e apenas 0,3% de vinis. “Os fãs britânicos de música entendem que os discos continam sendo a maneira mais rica de se conectar com o trabalho de um artistas”, disse Geoff Taylor, presidente da BPI. “Ter o disco físico é importante para muitos fãs, e o CD é um elemento-chave para o mercado nos próximos anos”.
Fica a pergunta: será que o Michel Teló consegue reanimar a indústria? Adele e Coldplay ele já bateu.