Foto do(a) blog

Help desk à la carte

Reconhecimento facial caseiro

KeyLemon usa a webcam para eliminar digitação de senha

PUBLICIDADE

Por Viviane Bittencourt
Atualização:

O software KeyLemon permite que você relacione as principais senhas de gerência de seu computador com uma imagem de webcam, eliminando a necessidade de digitação e garantindo um nível extra de segurança aos usuários.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Primeiro o programa associa seu rosto ao seu perfil no computador, e depois de instalado o programa, passa a executar consultas de rotina pela webcam para garantir que é o verdadeiro dono da máquina quem está sentado na frente dela. Identificando um rosto diferente, o KeyLemon coloca o computador em modo de suspensão.

Com um plugin para Firefox, ainda é possível associar o software a algumas redes sociais selecionadas, eliminando também a necessidade de digitação de senha para login nos sites (Facebook, Twitter e LinkedIn, até agora). Para evitar que o usuário tenha seu próprio acesso ao computador bloqueado, o KeyLemon oferece um modo de senha-mestra - útil também em situações em que a webcam não reconhece a pessoa (em ambientes com pouca ou muita luz, por exemplo).

 Foto: Estadão

O sistema ainda não é 100% seguro e até mesmo uma foto pode ativar o computador por um usuário mal-intencionado. Ainda assim, pode ser uma opção inovadora para quem precisa garantir a privacidade de seus dados o tempo todo.

O programa pode ser baixado em versão de demonstração, gratuita por 30 dias, no Download.com. Confira abaixo o vídeo de demonstração:

Publicidade

(Fonte: DownloadSquad)

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.