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SEO, buscadores e outros bichos

Glossário de S.E.O.

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Por Computerklaus
Atualização:

Centenas de termos técnicos são usados corriqueiramente por profissionais de marketing de busca. Reuno aqui uma parte que acho importante. A lista será expandida à medida que julgar necessário. .HTML/.HTM Uma extensão de arquivo que hospeda o conteúdo nas páginas da internet. AdSense Rede do Google responsável pela exibição das campanhas do AdWords. AdWords Plataforma do Google utilizada para configurar campanhas de links patrocinados. Algorítmo Centenas de cálculos que fazem a avaliação do conteúdo das páginas na web. Bing Motor de buscas da Microsoft. Black Hat SEO Explora falha algorítmicas do Google, na busca por maior participação e, consequentemente, tráfego orgânico. Muitas vezes, táticas chamadas de Black Hat contrariam as diretrizes do Google. Bot, Googlebot, Googleadbot, Robô do Google Robôs (agentes) que visitam as URLs para determinar seu conteúdo. Bounce rate Taxa de rejeições. Descreve o percentual de pessoas que visitaram uma URL (página web, por exemplo) e não aprofundaram a navegação; daí o nome taxa de abandono. Canonical tag Faz parte das famí?ia das meta tags. A meta tag canonical informa a mecanismos de busca qual URL deve ser exibida em resultados de busca, quando há uma série de outras URLs com conteúdo igual, ou muito semelhante. É uma das táticas para evitar a desvalorização de uma página pela ocorrência de conteúdo duplicado. Cluster Agrupamento de snippets sobre o mesmo assunto. Comumente encontrada no Google News, agregador de notícias. Código fonte/Source Code Um mecanismo de busca não enxerga as páginas da forma que usuários as veem. Aos buscadores é apresentado o código fonte, todo em linguagem de programação HTML, HTML5, Javascript, CSS, PHP, Ajax etc. CTR Click through  rate. Taxa de cliques, em português. Proporção em que um link é exibido, dividido pelo número de cliques que recebe. Um link exibido 100 vezes e acessado 10, tem CTR de 10%. Domínio É a raiz de um site. Ex: estadao.com.br é o domínio principal do Estadão. Erros 404 Representa página ou arquivo não encontrada(o). Erros categoria 500 Representam erros no servidor remoto. ?Server down? etc. FTP File Transfer Protocol. É o protocolo que realiza a transferência de arquivos. Google Analytics Ferramenta de mensuração de tráfego e interação de visitantes com o site. Não é a única ferramenta deste tipo. A Adobe mantém uma solução destas denominada Omnture. Há duas versões do Google Analytics, a gratuita, amplamente usada e a versão Premium. Google Webmaster Tools (GWT) Site para configuração de domínios no Google. No Google Webmaster Tools, o webmaster (gesto do site) define determinados comportamentos a serem adotados pelo robô do Google quando investiga o conteúdo de um site. Grey Hat SEO Técnicas que ficam no meio das categorias Black Hat e White Hat. HTTP Hyper Text Transfer Protocol. Protocolo utilizado para transferência de páginas HTML. Juice / Linkjuice Agente transportador de pagerank. Transfere parte da relevância de uma URL para outra, via link ou redirecionamentos 301. Redirecionamentos 302 não transferem pagerank. Link Atalho. Instrução que transporta o browser (navegador) de um endereço para outro. Linkbuilding Distribuição de links pela internet com o objetivo de gerar tráfego e juice/linkjuice. Há discussões sobre o linkbuilding e sua efetividade. Meta tag Conteúdo normalmente não exibido ao visitante. Sua função é a de informar o buscador e configurar de que maneira alguns recursos na página devem ser interpretados. A meta ?Description?, a meta "canonical" e a meta ?title? são as mais conhecidas. Panda Update/Panda Atualização do algoritmo do buscador Google. Lançado em 2010, seu foco era desvalorizar URLs com conteúdo ralo /pouco relevante. Pagerank Valor atribuído a uma determinada URL. Vai de 0 a 10 e é um valor exclusivo da Google. O nome Pagerank vem da junção do sobrenome do Co-fundador da Google, Larry Page com o termo ?rank?. Penguin Update Atualização do algoritmo do Google. O Penguin tem por objetivo desvalorizar páginas que se beneficiam de links suspeitos, forjados com a intenção de inflar o Pagerank e, consequentemente, galgar melhores posições nas páginas de resultados. Protocolo Linguagem utilizada para estabelecer a comunicação entre computadores. Redirecionamento Ocorre quando uma URL leva o visitante para outro endereço. Existem vários tipos de redirecionamento: 301 (permanente), 302 (temporário), via meta (a página é recarregada e conduz o visitante para outro endereço), entre outros. Resultados orgânicos No Google, assim como em outros mecanismos de busca, há diferentes resultados misturados na SERP. Os mais comuns são resultados de vídeo, links patrocinados, imagens, recortes de redes sociais, resultados locais (com mapas) e os orgânicos. A página que reúne essa miríade de resultados é denominada SERP universal, justamente por mesclar os diferentes conteúdos em uma interface única. Robots.txt ou apenas Robots Arquivo que configura as permissões de acesso dos buscadores ao conteúdo dos sites. Este arquivo fica normalmente hospedado na raiz do domínio, logo após a /. Ex: http://www.google.com.br/robots.txt As linhas que iniciam com ?Disallow?, descrevem que os robôs de busca NÃO devem ler o conteúdo dessas pastas; as linhas com a instrução ?Allow?, significam exatamente o contrário. ROI Return over investment. Retorno sobre investimento. O que foi faturado/vendido em razão do investimento efetuado em uma ação online ou ff-line. S.E.O. Search Engine Optimization. Otimização para mecanismos de busca. É um conjunto de técnicas que visa apresentar o conteúdo e a estrutura lógica de um site de maneira mais clara possível. Normalmente o trabalho de do profissional de S.E.O. consiste em sublinhar a relevância de uma URL para uma determinada palavra-chave na tentativa de conseguir um posicionamento privilegiado nos resultados de busca. SERP Search engine results page, página que consolida os resultados de busca em mecanismos de pesquisa. Toda pesquisa devolve uma SERP, não é, necessariamente apenas a página de resultados do Google ou de outro mecanismo de pesquisas. Sitelinks Links que o Google considera relevantes e resolve apresentar embedados ao snippet. Um exemplo de sitelinks pode ser visto quando pesquisamos pelo nome de uma empresa e, sob o resultados principal, aparecem links internos. SM - Search Marketing Marketing de busca: é a principal categoria que abriga todas as ações de marketing que envolvam uma busca, seja esta em sites de pesquisa, seja em redes sociais. Snippet Resultado isolado de uma SERP. Um snippet é normalmente composto por título, URLe description, podendo ser mais elaborado com foto de autor, fotografia de produtos e outras informações. Neste caso, é chamado de "rich snippet". Subdomínio Locais separados por um ?.? antes do domínio. Ex: www é um subdomínio de estadao.com.br, assim como topicos equivale ao subdomínio no endereço http://topicos.estadao.com.br. Tag Normalmente usamos esse termos para descrever um assunto correlato a determinado assunto. Por exemplo: Uma matéria sobre o jogador Neymar, pode ser tagueada com o termo ?Futebol? ou, ainda, ?Barcelona FC?. Outro uso do termo Tag faz referência a códigos, como o do Google Analytics em uma URL,nestes casos, também é chamada de snippet TLD Top Level domain. É o domínio principal. No Brasil é .br URL Uniform resource locator ou localizador de recursos padrão. É o endereço de uma página na web, por exemplo. O artigo que você lê neste momento, está hospedado na URL http://blogs.estadao.com.br/procura-se/glossario-de-seo É comum referir-se a esse endereço como URI, mas, na prática, faz pouca diferença. White Hat SEO Aplicação de S.E.O. de acordo com as diretrizes de qualidade do Google.

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