PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Quem joga, sabe

Fãs de Nintendo agora podem lucrar com vídeos sobre a marca no YouTube

A empresa japonesa anunciou novo programa que permite que youtuber fique por até 70% da receita publicitária

Por Murilo Roncolato
Atualização:
 

A Nintendo era famosa por postura ranzinza quanto à produção de vídeos explicativos de jogadores que percorrem seus games (conhecidos como "let's play", "gamethrough" ou "detonado").

PUBLICIDADE

Eles estão aos montes no YouTube e são muito populares na comunidade gamer. As desenvolvedoras não costumam implicar com os produtores de vídeos - inclusive porque acabam gerando resultado positivo, divulgando ainda mais seus jogos.

Mas não era o caso da Nintendo, que desde 2013 adotou a postura de reivindicar direitos autorais, impor publicidade própria e ficar com a receita do vídeo para si.

Até hoje. Ou melhor, até dia 27 de maio, data em que começa a valer seu novo modelo para youtubers interessados na marca chamado Nintendo Creators Program. Por enquanto, o programa rola apenas em beta.

A empresa dona de personagens imprescindíveis na história dos videogames como Mario, Donkey Kong, Link, Kirby e Pikachu adotou um novo posicionamento. Sob o novo programa, criadores de conteúdo em vídeo poderão ficar com 60% da receita publicitária obtida de vídeos sobre títulos da marca.

Publicidade

Canais dedicados exclusivamente à Nintendo ganharão "um a mais": 70% do total.

Quem fará a gestão, claro, é a própria Nintendo. Ela recebe tudo e repassará por PayPal da devida porcentagem, dois meses após a contagem de views.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.