Foto do(a) blog

Quem joga, sabe

Já jogou... Gone Home?

Game point-and-click em primeira pessoa conta uma história envolvente, com a presença de temas caros como homossexualidade, feminismo, relacionamento e família

PUBLICIDADE

Por Murilo Roncolato
Atualização:

Por Murilo Roncolato

 

PUBLICIDADE

o Já Jogou é uma seção do Que Mario? com recomendações de novos e velhos games que a gente gostou tanto - ou nem tanto assim - que não podia deixar você viver sua vida sem jogá-los. A inspiração veio da seção 'Have You Played...', do Rock, Paper, Shotgun, da qual somos fãs o 

Nem todo jogo tem corrida, porrada, tiro, morte, final macabro ou enredo mirabolante. Nem precisa durar horas e mais horas ou fazer uso de uma mecânica muito complexa para justificar sua existência e provar seu valor na indústria. Gone Home veio ao mundo para mostrar tudo isso e também, com muita coragem e competência, criar um game point-and-click de exploração em primeira pessoa baseado em temas caros como homossexualidade, feminismo, relacionamento e família.

Tudo isso dentro de um jogo muito bem acabado, que soube contar uma história relativamente simples, mas dando autonomia ao jogador para determinar seu ritmo, descobertas (jogadores podem sair entendendo mais e outros menos do enredo principal e dos paralelos apresentados, depende do caminho percorrido, se ele fuçou no lixo, ouviu uma certa fita, etc).

O jogador incorpora Kaitlin Greenbriar que volta para casa depois de um ano fora e lê uma nota assinada pela irmã dizendo para não buscar entender para ela onde foi. A noite chuvosa, o casarão americano (cheia de cômodos, passagens e sótão), a ausência dos pais e da irmã, a tempestade lá fora. Tudo dá ao jogo um clima macabro - que pode garantir aos distraídos alguns bons sustos - e os primeiros sinais indicam que horas de investigação virão por aí.

Publicidade

A casa está cheia de evidências e elementos que permitem ao jogador reconstruir parte da história da família Greenbriar, entender (e identificar-se) com as fases da adolescência pelas quais passa Samantha - cheias de descobertas, deslumbramento e incertezas - até a sua conclusão (com direito a fitas com o som de bandas feministas do movimento Riot Grrrl).

Um jogo divertido aliado a uma história sensível e bem contada.

Gone HomeDesenvolvedora: FullbrightPublisher: FullbrightPreço: R$ 37Lançado em: Agosto/2013Plataformas: Windows, Mac, LinuxNota (0 a 5): 4,5*

*A nota final é resultado da média de cinco critérios: gráficos, diversão, jogabilidade, enredo e multiplayer (se não houver, o resultado dos demais critérios será dividido por quatro); todos avaliadas entre 0 e 5.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.