PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Quem joga, sabe

Nintendo pede desculpas por não aceitar casamento gay em game

'Tomodachi Life' não permite relacionamento entre pessoas do mesmo sexo

Por Bruno Capelas
Atualização:
 Foto: Estadão

A Nintendo divulgou nesse fim de semana um comunicado à imprensa pedindo desculpas por não conseguir incluir nem reconhecer relacionamentos homoafetivos em seu game "simulador de vida" Tomodachi Life, que será lançado nos EUA e na Europa em junho. Sucesso no Japão, Tomodachi Life permite a seus jogadores que façam compras, se relacionem e praticar esportes, a partir de avatares de seus usuários na rede Wii, os Miis.

Nos últimos dias, um jovem gay do Arizona e fã da Nintendo, Tye Marini, criou uma campanha nas redes sociais pedindo igualdade no game. "Quero poder fazer que o meu Mii se case com o Mii do meu noivo na vida real", disse ele. "Minhas únicas opções são mudar o sexo do meu Mii ou o do meu noivo, ou perder toda a parte divertida do jogo que vem após um casamento", acrescentou ele.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Em resposta à campanha de Marini, a Nintendo disse que "infelizmente, não era possível mudar o design desse game, e uma mudança tão grande no desenvolvimento não poderia ser resolvida por um patch posterior". A empresa prometeu ainda criar uma versão mais "inclusiva" de Tomodachi Life no futuro. Para o criador da campanha, a resposta da empresa não foi homofóbica. "Acho que a exclusão dos relacionamentos homoafetivos foi apenas uma infeliz falta de visão", disse ele.

Para analistas, um dos problemas da Nintendo foi o fato de que no Japão o casamento gay ainda não é legalizado , bem como em muitos países, uma questão complicada quando se tenta fazer um jogo para todo o mundo. Entretanto, games como "The Sims", da Electronics Arts, e "The Elder Scrolls", da Bethesda, já permitiram a seus jogadores flertar, se casar e ter filhos com personagens do mesmo sexo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.