Foto do(a) blog

Quem joga, sabe

Nintendo registra patente de emulador para rodar seus jogos em celulares

Empresa japonesa, no entanto, não tem intenção de usar plataformas diferentes das suas para rodar os jogos da marca

PUBLICIDADE

Por Murilo Roncolato
Atualização:
 

A Nintendo registrou patente de um emulador para dispositivos como celular e tablet de jogos de seus portáteis Game Boy, Game Boy Color e Game Boy Advance.

PUBLICIDADE

O sistema registrado pela empresa japonesa permitiria que games como Super Mario Bros, Legend of Zelda e os diversos títulos de Pokémon pudessem ser rodados oficialmente em celulares.

Hoje, a loja de apps Android já conta com alguns emuladores de Game Boy e Super Nintendo publicados por terceiros. Segundo o WSJ, a intenção da Nintendo não é liberar seus jogos a eletrônicos que sejam os próprios da marca, mas sim minimizar a pirataria de seus jogos.

"Estamos dizendo que ficaremos longe de qualquer participação no mercado de videogame que usa a nuvem ou dispositivos inteligentes", disse em outubro o presidente da Nintendo, Satoru Iwata.

 

Ao Link, o gerente da Nintendo para América Latina, Bernardo Guzmán-Blanco, mandou recado semelhante, e acredita que a saída da empresa para o seu momento de crise, do qual parece aos poucos sair, é manter a estratégia de ser dono dos softwares e dos hardwares que os rodam.

Publicidade

"Nós controlamos o hardware e o software no 3DS, e quando você consegue essa combinação, é mais fácil ter sucesso", disse. "Há quem fale que devíamos começar a fazer jogos para celulares e tablets. Nós acreditamos que a melhor casa para os jogos da Nintendo são as plataformas da Nintendo."

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.