PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

Um século de música eletrônica

Por Renato Cruz
Atualização:

 Foto: Estadão

No jornal El Pais de hoje, um especial sobre um século da música eletrônica. A matéria de abertura fala, entre outras coisas, sobre a "morte do autor":

PUBLICIDADE

No que a eletrônica tem sido mais aventurada é na indefinição do conceito de autoria, ao multiplicar por 100 as identidades de um mesmo artista. Assim como no rock e outras músicas populares o ego é de importância central, e a fidelidade a uma gravadora se mostra substancial para garantir o sucesso mediante a definição e a continuidade da proposta, na eletrônica existem artistas que mudam de nome em função dos projetos que desenvolvem, que publicam em selos diferentes, adaptados a esse material.

O impacto da eletrônica sobre o conceito de autoria em outras áreas não tem sido diferente. Alguns exemplos são os wikis, textos coletivos, e os mashups, músicas ou vídeos que combinam trechos de outras obras.

Acima, a capa de Electric Cafe (1986), a primeira incursão da banda pioneira alemã Kraftwerk no mundo digital. Até então, usavam instrumentos eletrônicos, porém analógicos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.